Topo

Maicon no Santos? Entenda por que a negociação com o Cruzeiro é difícil

Zagueiro Maicon, do Cruzeiro, tenta lançamento na partida contra o Democrata, pelo Campeonato Mineiro - GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Zagueiro Maicon, do Cruzeiro, tenta lançamento na partida contra o Democrata, pelo Campeonato Mineiro Imagem: GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Lohanna Lima e Lucas Musetti

Colaboração para o UOL em Belo Horizonte e São Paulo

18/02/2022 04h00

Contratado para ser um dos grandes nomes do Cruzeiro na temporada de 2022, o zagueiro Maicon desperta o interesse do Santos. No entanto, um possível negócio entre ambos enfrenta um obstáculo neste momento: a Raposa precisa de dinheiro, enquanto o Peixe não tem condições de fazer grande investimento pelo jogador de 33 anos.

A informação do interesse do Santos pelo jogador foi divulgada pelo GE e confirmada pelo UOL Esporte. Segundo a apuração, o Peixe fez consulta por Maicon ao Cruzeiro, mas as conversas ainda não avançaram. O veterano conta com a admiração da cúpula santista, principalmente de Edu Dracena, ex-zagueiro. A ideia inicial do time paulista é contratar o defensor por empréstimo e oferecer ao time celeste atletas que estão sem espaço como forma de composição.

Ao Cruzeiro, uma negociação que não envolva compensação financeira só valeria a pena pela redução na folha salarial. Recentemente, o Cruzeiro encerrou o vínculo que tinha com Marcelo Moreno, o que já trouxe alívio neste quesito.

Ontem (17), na vitória por 2 a 1 diante do Uberlândia, Maicon ficou na reserva. Questionado se a ausência do jogador entre os 11 inicias tinha algo a ver com uma possível negociação, o técnico Paulo Pezzolano se limitou a dizer que a zaga escolhida por ele, com Eduardo Brock e Lucas Oliveira, foi para testar o posicionamento de ambos e que não foi informado sobre nenhuma possível saída de Maicon.

O que diz o Cruzeiro

Em entrevista à Rádio 98 FM, o diretor de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins, evitou de falar sobre a possível negociação de Maicon, mas ressaltou o aspecto financeiro que vive o Cruzeiro e enfatizou que nenhum atleta é inegociável.

"Com relação à entrada e saída de jogadores, eu não gosto de entrar em especulação. Todos os dias chegam nomes e possibilidades. O que dá para dizer é que o clube vem trabalhando muito para ter uma equipe competitiva. Isso a gente não vai abrir mão, acreditamos no elenco e também estamos procurando possibilidades, mas ao mesmo tempo, não dá para dizer que existe atleta inegociável no Cruzeiro. Ninguém é inegociável, ainda mais quando se fala de um clube que precisa se restabelecer e se recuperar financeiramente", explicou o dirigente.

Quem poderia ir para a Raposa?

O Santos tem alguns jogadores com pouco espaço no elenco profissional, como os zagueiros Derick, Jhonnathan e Robson, os meio-campistas Ivonei, Ed Carlos, Augusto e Luiz Henrique e os atacantes de velocidade Tailson e Allanzinho.

O volante Jobson despertou interesse do Cruzeiro em 2019, mas, a princípio, está nos planos do Santos. Atualmente, a principal carência do elenco celeste é a ponta direita, onde poderiam jogar Tailson e Allanzinho.