Topo

Fortaleza vence por 3 a 1 e complica situação do Bahia na Copa do Nordeste

Moisés comemora gol do Fortaleza sobre o Bahia pela Copa do Nordeste - DANIEL GALBER/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Moisés comemora gol do Fortaleza sobre o Bahia pela Copa do Nordeste Imagem: DANIEL GALBER/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em Maceió

19/02/2022 19h41

O Fortaleza venceu o Bahia por 3 a 1 na noite de hoje (19), na Arena Castelão, no Ceará, pela 5ª rodada da Copa do Nordeste. Sílvio Romero, Moisés e Depietri marcaram para os donos da casa enquanto Rodallega diminuiu para os visitantes.

Com o resultado, o Leão do Pici chega a 12 pontos somados na competição e mantém a liderança do Grupo A. O Bahia, por outro lado, está na quarta posição do Grupo B com apenas 7 pontos somados, assim como Altos, Floresta e Souza que aparecem logo atrás respectivamente e que ainda jogam nesta rodada e podem jogar a equipe baiana para a vice-lanterna do torneio.

Na próxima rodada o Fortaleza viaja para encarar o Altos-PI, no domingo (6), no estádio Almeidão. Já o Bahia recebe o Sport, no mesmo dia, na Fonte Nova. Os horários ainda não foram definidos.

Foi bem: Moisés de assistente a marcador

Moisés foi o homem do jogo do clássico. Além de ter dado a assistência que abriu o marcador no Castelão, também saiu dele o segundo gol do Fortaleza que fechou o marcador tricolor.

Foram mal: Ignácio e Henrique

Embora o Esquadrão possuísse mais posse de bola e pudesse ditar o ritmo do jogo, foi a fragilidade no setor defensivo do Bahia que chamou atenção. Ignácio e Henrique pouco conseguiam parar os ataques rivais e estavam sempre mal posicionados, o que resultou nos três gols deixados pelo Leão.

Fortaleza espera pelos momentos certos

O Leão do Pici, embora não tivesse tanta posse de bola, se mostrou mais ofensivo que o rival nas poucas oportunidades que teve. Resultado disso, foram os dois gols marcados em quatro chutes em direção ao gol. A vantagem no marcador relaxou o setor defensivo, que vacilou no começo do segundo tempo e permitiu a diminuição da vantagem.

Bahia domina a bola e peca na finalização

O Esquadrão se mostrou superior no quesito posse de bola, sempre mantendo o domínio da redonda e obrigando o Fortaleza a fazer seu jogo, apesar disso, não conseguiu encontrar espaços para chutar no gol com frequência, a exemplo do rival, e mostrou um setor defensivo sem confiança durante todo o jogo.

Mudança radical no Bahia

A fim de melhorar as finalizações do ataque, Guto Ferreira promoveu uma troca radical logo nos primeiros minutos do segundo tempo. Saíram Marco Antônio e Ronaldo César e entraram Marcelo Cirino e Raí, mas nem assim as coisas melhoraram para o Esquadrão que continuou sem conseguir chutar no gol tricolor.

Silvio Romero marca o primeiro dele

Contratado em janeiro deste ano, Silvio Romero marcou pela primeira vez vestindo a camisa tricolor. No lance, Moisés puxou o contra-ataque pela direita e tocou para Romero apenas empurrar para o fundo das redes e abrir o placar no Castelão.

Rodallega amplia artilharia

Rodallega, artilheiro da competição, ampliou sua liderança particular para cinco gols marcados. Embora não tenha conseguido aparecer nos primeiros minutos, conseguiu deixar o dele logo no primeiro minuto da segunda etapa.

Cronologia

Fortaleza abriu o placar com Sílvio Romero aos 3 do primeiro tempo; o Bahia só tentou responder quase 10 minutos depois com Ignácio arriscando de longe, mas sem sucesso. Aos 29, o Fortaleza conseguiu ampliar o marcador e segurou o marcador até o intervalo. Na volta para a segunda etapa, Rodallega, do Bahia, aproveitou vacilo da zaga e diminuiu para o time visitante. Depois disso, o jogo teve chances trocadas para ambas as equipes, até que aos 46, Depietri ampliou o marcador para o Fortaleza e encerrou o placar. 3 a 1.

FICHA TÉCNICA
Fortaleza 3 x 1 Bahia

Motivo: 5ª rodada da Copa do Nordeste
Data: 19/02/2022
Local: Arena Castelão
Hora: 17h45 (de Brasília)
Cartões amarelos: Ignácio, Raí (BAH); Tinga (FOR).
Gols: Sílvio Romero (FOR), aos 3 do primeiro tempo (1-1); Moisés (FOR), aos 29 do primeiro tempo (2-0); Rodallega (BAH), aos 1 do segundo tempo (2-1); Depietri (FOR), aos 46 do segundo tempo (3-1).

Fortaleza: Max Walef, Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi, Yago Pikachu, Matheus Jussa, Ronaldo (Marcelo Cirino), Lucas Lima (Matheus Vargas), Lucas Crispim, Moisés, Silvio Romero (Depietri). Técnico: Juan Vojvoda

Bahia: Danilo Fernandes, Douglas Borel, Ignácio, Henrique, Luiz Henrique, Rezende (Willian Maranhão), Patrick de Lucca, Lucas Mugni (Matheus Bahia), Ronaldo César, Rodallega e Marco Antônio (Raí). Técnico: Guto Ferreira.