Topo

Grêmio: Roger reestreia quase dois mil dias depois como "divisor de águas"

Roger comandou o Grêmio pela última vez em setembro de 2016 e volta de olho na Série B - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Roger comandou o Grêmio pela última vez em setembro de 2016 e volta de olho na Série B Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/02/2022 04h00

Quase dois mil dias depois, Roger Machado vai voltar a comandar o Grêmio. Hoje (19), o time gremista enfrenta o São Luiz-RS, em jogo da oitava rodada do Campeonato Gaúcho. A primeira partida da segunda passagem do treinador acontece um dia depois do primeiro treino do elenco com o técnico e às vésperas do Gre-Nal. Assim, o mero jogo na Arena do Grêmio se torna decisivo. E com chance de ser um divisor de águas.

Grêmio e São Luiz-RS jogam às 16h30 (horário de Brasília), em Porto Alegre. Uma semana depois, o time de Roger visita o Inter.

Seis anos atrás, a primeira estreia de Roger como treinador gremista marcou quem já estava no dia a dia.

"Na primeira conversa com o Roger a gente já viu como seria", disse Marcelo Oliveira, ex-lateral esquerdo e titular do Grêmio em 2015. O papo na academia do CT só não foi melhor do que os treinos em preparação para o jogo com o Goiás, em Goiânia, no dia 31 de maio daquele ano.

O jeito de orientar o time cativou o elenco e instigou uma mudança. Passou pelo ambiente, campo e chegou na tabela de classificação, semanas mais tarde.

"Com o passar dos dias, fomos conhecendo mais o Roger. Mas nos treinos, cara? Todo elogio que ele recebe faz sentido. O trabalho dele é diferenciado. Em intensidade, tática, técnica. A gente trabalhava pontos fortes e fracos do adversário. A gente sempre ia para o jogo com confiança grande, porque sabia tudo que ia acontecer e tudo que a gente tinha que fazer. Sabia a movimentação quando a bola chegava, quando estava sem a bola. A linguagem dele foi uma novidade para a gente, mas pegamos fácil. O Roger é muito estudioso mesmo. Ele se entrega de corpo e alma ao trabalho e isso fez com que a gente mudasse muito rápido também", comentou Oliveira, que depois virou coordenador técnico do Grêmio e deixou o clube na virada do ano.

Depois da estreia, o Grêmio de Roger evoluiu. Surgiu como destaque do Campeonato Brasileiro e foi à Copa Libertadores de 2016. Aqueles primeiros dias, no entanto, foram marcantes.

"Estreamos contra o Goiás e depois enfrentamos o Corinthians num ritmo altíssimo. A gente fez 2 a 0 com, sei lá, cinco minutos de jogo. Lembro bem. O trabalho que encantou o Brasil passou muito por ele, com certeza", sentenciou Marcelo Oliveira.

Roger Machado ficou à frente do Grêmio até 14 de setembro de 2016, quando entregou o cargo após derrota para a Ponte Preta, em Campinas. De lá para cá, foram 1984 dias até o reencontro. E a aposta gremista é que, tal qual aquele maio de 2015, o fevereiro atual seja um marco para transformar o dia a dia.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X SÃO LUIZ-RS

Data e hora: 19/02/2022 (sábado), às 16h30 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Anderson da Silveira Farias
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi e Cassio Pires Dornelles

Grêmio: Gabriel Grando (Brenno); Orejuela, Geromel, Bruno Alves e Nicolas (Diogo Barbosa); Lucas Silva e Villasanti; Janderson, Gabriel Silva (Campaz) e Rildo; Diego Souza

São Luiz-RS: Renan Rocha; Lucas Carvalho, João Marcus, Willian Goiano e Márcio Goiano; Régis, Paulinho Santos e João Vieira; Jean Dias, Juba e Ariel Marques