Juan perde espaço no São Paulo e atua apenas seis minutos em seis jogos
O atacante Juan, 19, parecia que seria o jovem com mais oportunidades nesta temporada pelo São Paulo. Promovido ainda por Hernán Crespo, ele havia se consolidado com Rogério Ceni nos últimos jogos de 2021, sendo utilizado em quatro rodadas do Brasileirão. Por isso, foi até mesmo retirado da lista da Copinha deste ano para ser integrado oficialmente ao elenco profissional.
A decisão partiu do próprio Rogério Ceni. Em entrevista ao UOL Esporte, Alex, técnico do sub-20, afirmou que o nome de Juan estava na lista original para a disputa do torneio. Ao consultar a comissão técnica do profissional, o treinador ouviu que Ceni pretendia utilizar o jogador.
Passadas seis partidas da temporada, contudo, Juan ainda espera por uma oportunidade. Ele não saiu do banco nas cinco primeiras partidas. No sexto jogo, contra a Inter de Limeira, entrou aos 45 minutos do segundo tempo para ajudar na pressão que o São Paulo fazia para tentar o gol da vitória. Ficou em campo por apenas seis minutos.
Em comparação com os outros jovens que passaram a aparecer constantemente na lista de relacionados, Juan tem mais minutos apenas do que o zagueiro Beraldo, que ainda não foi utilizado. Marquinhos, com 135 minutos, é quem lidera a lista. Aos 18 anos, ele já integra o profissional desde o meio do ano passado, quando foi promovido por Hernán Crespo, e foi decisivo na conquista de seis pontos.
Na sequência, Pablo Maia é quem mais atuou. O volante, de 20 anos, saiu do banco de reservas em duas partidas e foi titular contra a Inter de Limeira, somando 121 minutos até aqui. O meia Talles (48 minutos) e o atacante Caio (35) completam a lista.
Juan tem visto do banco de reservas uma disputa no ataque do São Paulo. Jonathan Calleri é o titular absoluto da posição de centroavante, enquanto o veterano Éder também está em alta. Ele entrou nos seis jogos, sendo titular e capitão contra a Ponte Preta.
A situação de Éder, inclusive, ajuda a explicar a queda de oportunidades para Juan. O veterano estava no fim da fila quando a temporada passada terminou e era visto como um jogador negociável pelo São Paulo. O atacante avisou que não gostaria de sair e passou a tentar recuperar espaço. Nas entrevistas coletivas, o veterano já foi elogiado por Rogério Ceni por sua postura.
"É um jogador que no ano passado não estava na melhor condição física possível e ele trabalhou muito nesse ano. É um cara muito profissional, trabalha bastante todos os dias. Observando os treinamentos, era necessário dar essa oportunidade para ele. O ganho técnico que ele agregou o time... um cara que joga tantos anos na Itália pode fisicamente não estar bem às vezes, mas é um cara com boa condição técnica. Acho que foi um diferencial para essa posse de bola, tabelas próximas à área no dia de hoje. Com certeza ele terá mais oportunidades", disse Ceni, após Éder ser titular contra a Ponte Preta.
Juan entrou na temporada com uma incerteza em relação ao futuro. O atacante tinha contrato com o São Paulo apenas até o meio deste ano, e as conversas se arrastavam. No fim de janeiro, ele renovou seu vínculo com o clube até o fim de 2024.
O São Paulo volta a campo no domingo (20), às 18h30 (de Brasília), para o duelo mais complicado até aqui na temporada. A equipe de Rogério Ceni faz um clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, pela oitava rodada do Paulistão.
O time do Morumbi está na segunda colocação do Grupo B com oito pontos, três a menos que o líder São Bernardo, que fez um jogo a mais. Duas equipes por chave avançam para as quartas de final do torneio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.