Topo

Paulista - 2022

Palmeiras vence Santo André com gol de Raphael Veiga na volta dos titulares

Do UOL, em São Paulo

19/02/2022 17h57

Com seus titulares de volta uma semana após o vice-campeonato mundial nos Emirados Árabes, o Palmeiras venceu o Santo André hoje (19), por 1 a 0, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. O gol no Allianz Parque foi marcado por Rapahel Veiga em cobrança de pênalti ainda no primeiro tempo e amplia a invencibilidade do time comandado por Abel Ferreira.

O Palmeiras chega a 16 pontos conquistados em seis partidas e lidera tanto o Grupo C, quanto a classificação geral do Estadual. Já o Santo André chega a cinco partidas sem vencer e pode terminar a rodada na zona de rebaixamento, com sete pontos.

O próximo desafio do Palmeiras é a ida da final da Recopa Sul-Americana. Na quarta-feira, às 21h30, visita o Athletico-PR na Arena da Baixada. Só volta a pensar no Paulistão no fim de semana. Já o Santo André volta a jogar no sábado (26), contra o Guarani.

Só pra variar: Veiga é o melhor

Veiga - Cesar Greco - Cesar Greco
Raphael Veiga comemora gol do Palmeiras contra o Santo André, seu 17º de pênalti pela equipe
Imagem: Cesar Greco

O meia Raphael Veiga foi o protagonista da tarde palmeirense no Allianz Parque e isso vai muito além do gol marcado no primeiro tempo. Ele chutou a bola ao gol do Santo André três vezes, sendo que uma delas quase rendeu o segundo gol. Também deixou Jailson frente a frente com o goleiro adversário na perda de uma chance incrível. Em nova função tática [leia mais abaixo], o que não mudou foi o alto nível de desempenho e a precisão nas cobranças de pênalti: 17 batidas e 17 gols pela equipe.

Jailson não aproveita espaço

Jailson - Cesar Greco - Cesar Greco
Jailson e Luiz Gustavo disputam a bola em Palmeiras x Santo André pelo Paulistão
Imagem: Cesar Greco

A ideia tática de Abel Ferreira para a partida contra o Santo André previa a presença de um dos volantes da formação como elemento surpresa no ataque. Jailson e Atuesta se revezaram nesta função na maior parte do jogo, mas o primeiro não conseguiu ser eficiente quando exigido. O momento de maior evidência da atuação foi uma chance perdida de frente para o gol de Jefferson Paulino aos 18 minutos do segundo tempo. Defensivamente, foi bem. Mas o jogo permitia que ele aparecesse mais no ataque.

Raphael Veiga centroavante?

Veiga - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Raphael Veiga comemora gol do Palmeiras contra o Santo André, aos 33 minutos do primeiro tempo
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Abel Ferreira testou uma variação do sistema de jogo do Palmeiras na falta de seu cobiçado centroavante. A função mais avançada e centralizada do ataque, especialmente sem bola, foi desempenhada em muitos momentos pelo meia Raphael Veiga, com Rony pela esquerda e Dudu do lado direito do ataque. Atuesta e Jailson revezavam na armação, como se fosse a função de Veiga, o que também impunha um desafio estratégico ao Santo André para saber como o Palmeiras se comportaria com posse de bola. O pênalti do primeiro gol, aliás, foi gerado numa jogada de Veiga dentro da área — demonstração de eficiência da estratégia.

Sustos acordam o Palmeiras

Para além do gol do Palmeiras, o primeiro tempo no Allianz Parque foi marcado por muita movimentação e boas chances de gol para os dois times. O Santo André criou as primeiras: aos oito minutos já teve um chutaço de fora da área de Giovany Bariani defendido por Weverton, que repetiu o bom desempenho em duas tentativas de Dudu Vieira. O Palmeiras reagiu com Rony, Danilo e principalmente Veiga, logo depois do gol, numa finalização por cima do travessão. Eram dois times querendo gol.

Dudu - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Dudu desafia a marcação de Carlos Jatobá no primeiro tempo de Palmeiras x Santo André
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Segundo tempo morno

O Santo André voltou desorganizado para o segundo tempo. Não conseguiu ficar com a posse de bola e se limitou a defender, o que fez o técnico Thiago Carpini mudar duas vezes antes dos 15 minutos. Abel Ferreira desmontou a formação pouco depois, com Rafael Navarro de centroavante na vaga de Danilo, reorganizando o meio-campo. Os visitantes tiveram uma boa chance aos 40, numa finalização de Bruno Xavier defendida em dois tempos por Weverton, e depois reclamaram de um suposto pênalti, mas ficou nisso.

O gol

O Palmeiras fez o gol da vitória aos 33 minutos do primeiro tempo, numa cobrança de pênalti convertida por Raphael Veiga. No lance, o próprio meia tentava um cruzamento dentro da área quando a bola desviou em Carlão. Após checagem na cabine do VAR, o árbitro Thiago Lourenço de Mattos viu toque de mão e marcou a infração sob muitas reclamações dos jogadores do Santo André.

Palmeiras - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Torcida do Palmeiras comparece no Allianz Parque contra o Santo André: 20.723 pagantes
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS 1 x 0 SANTO ANDRÉ
Competição:
Campeonato Paulista - 8ª rodada
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data/hora: 19 de fevereiro de 2022, sábado, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Thiago Lourenço de Mattos
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Alex Alexandrinho
VAR: Thiago Luis Scarasti
Público/renda: 20.723 pagantes e R$ 985.194,21.
Cartões amarelos: Atuesta, Abel Ferreira (Palmeiras), Thiago Carpini, Gustavo Nescau, Serginho, Jeferson (Santo André)

GOLS: Raphael Veiga, aos 33/1ºT (1-0).

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo (Rafael Navarro, aos 32/2ºT), Jailson e Atuesta; Dudu (Patrick de Paula, aos 44/2ºT), Rony (Wesley, aos 28/2ºT) e Raphael Veiga (Breno Lopes, aos 44/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

SANTO ANDRÉ: Jefferson Paulino; Jeferson, Luiz Gustavo, Carlão e Thallyson; Serginho (Sabino, aos 28/2ºT), Dudu Vieira e Carlos Jatobá (Thiaguinho, aos 11/2ºT); Lucas Tocantins (Bruno Xavier, aos 28/2ºT), Giovany Bariani (Gustavo Nescau, aos 11/2ºT) e Júnior Todinho (Rochinha, aos 38/2ºT). Técnico: Thiago Carpini.