Topo

Palmeiras

Abel cria opção e chama responsabilidade, mas Palmeiras vive pressão pelo 9

Raphael Veiga atuou como falso 9 na vitória contra o Santo André: nova solução proposta por Abel Ferreira na posição - Ettore Chiereguini/AGIF
Raphael Veiga atuou como falso 9 na vitória contra o Santo André: nova solução proposta por Abel Ferreira na posição Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

20/02/2022 04h00

O Palmeiras venceu o Santo André ontem (19) com uma novidade no ataque: sem centroavante no time titular, Abel Ferreira apostou no posicionamento do meia Raphael Veiga como uma espécie de falso 9 nos momentos em que a posse de bola era do adversário. Trata-se de mais uma das alternativas criadas pelo técnico para lidar com a falta de uma peça de ofício e confiável no elenco.

Apesar da criatividade do treinador nesta busca por soluções — o que faz com que Rony seja o atual titular da função —, o desempenho do Palmeiras no Allianz Parque fez com que a pressão para que o se contrate um novo jogador fosse revivida. Nas redes sociais e nos canais de transmissão da partida, a necessidade de adaptar Veiga foi o assunto preferido da torcida.

O Palmeiras finalizou ao todo 18 vezes contra o Santo André, mas só três foram em direção ao gol. Além disso, o único gol marcado pela equipe foi numa cobrança de pênalti do próprio Raphael Veiga, aos 33 minutos do primeiro tempo. O placar magro gerou sustos no fim do jogo, quando Abel Ferreira ainda acionou Rafael Navarro e Breno Lopes na tentativa de aumentar a contagem. Não rolou. Deyverson, fora dos planos, nem sequer saiu do banco.

A diretoria do Palmeiras está atenta ao mercado da bola. O desejo pela contratação de um camisa 9 foi reafirmado após o vice-campeonato mundial nos Emirados Árabes, inclusive para contribuir com o projeto que visa à manutenção de Abel Ferreira no clube. O português não faz questão de esconder que quer um camisa 9 que faça a diferença em campo.

Pelo contrário: ele tem batido nesta tecla há muito tempo, interna ou externamente. Ao mesmo tempo, na entrevista coletiva de ontem (19), reafirmou que busca soluções independentemente da ação do clube no mercado e chamou a responsabilidade a respeito da formação do time: "Nós temos uma grande equipa, mas que foi construída por nós, porque quando cheguei aqui os jogadores eram os mesmos. Nós temos que os fazer aqui dentro, é isso que o Palmeiras quer e isso que será o futuro do Palmeiras."

Taty - Ira Black/Getty Images - Ira Black/Getty Images
Taty Castellanos ainda é alvo do Palmeiras
Imagem: Ira Black/Getty Images

Como mostrou o UOL Esporte, um nome que deve voltar à tona é o do argentino Taty Castellanos, do New York City, da MLS. O centroavante foi o principal alvo do Palmeiras já antes do embarque para os Emirados Árabes, mas a negociação esbarrou na questão financeira.

No entanto, com a janela europeia fechada, não restam muitas opções para negociar o jogador, e o grupo City — que tem boa relação com o clube brasileiro — pode diminuir a pedida. O fracasso nas negociações por Castellanos e também Lucas Alario, do Bayer Leverkusen (ALE), deixaram o técnico português frustrado em 2022.

O próximo desafio do Palmeiras — ainda sem seu sonhado centroavante — será na quarta-feira, às 21h30, contra o Athletico-PR. Será o primeiro jogo das finais da Recopa Sul-Americana.

Palmeiras