Topo

Com gol de Raniel, Vasco bate Audax e sobe para a vice-liderança no Carioca

Raniel marcou o gol da vitória vascaína que garantiu a classificação para a semifinal - ALEXANDRE DURÃO/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Raniel marcou o gol da vitória vascaína que garantiu a classificação para a semifinal Imagem: ALEXANDRE DURÃO/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/02/2022 20h25

Com um gol de Raniel, o Vasco venceu o Audax pelo placar de 1 a 0 e agora é o segundo colocado do Campeonato Carioca. O gol que garantiu os três pontos saiu no segundo tempo e contou com a assistência de Jhon Sánchez, que entrou na etapa final e também fez uma boa partida.

Com o triunfo, o time cruz-maltino foi aos 19 pontos e ultrapassou o rival Flamengo, que tem um jogo a menos. O resultado ainda praticamente garantiu o time nas semifinais do Carioca. Agora, o Vasco passa a mirar o líder Fluminense, que soma 21 pontos no topo da tabela. Já o Audax permanece com sete pontos e na sétima colocação, cinco a mais que o lanterna Nova Iguaçu.

O melhor: Thiago Rodrigues salva o Vasco no pior momento

Raniel fez o gol da vitória e fez uma partida digna de elogios, mas o goleiro Thiago Rodrigues foi o grande nome do Vasco antes do gol sair. Principalmente na etapa inicial, o camisa 1 fez ótimas defesas e impediu que o Audax inaugurasse o marcador antes do intervalo.

Jogo é equilibrado, mas com pouca emoção

O primeiro tempo não foi lá dos melhores. Com três zagueiros e dois volantes em campo, o Vasco pouco ameaçou o gol do Audax, que além de priorizar o sistema defensivo, fez isso com eficiência e pouco sofreu. A rara chance de perigo aconteceu no chute cruzado de Gabriel Pec. Depois disso, quem assustou foi o Audax. Aos 30, Luis Cangá falhou e viu Carlinhos entrar livre na área, mas o atacante se enrolou demais e demorou para finalizar ao gol de Thiago Rodrigues, perdendo uma excelente oportunidade. Pouco antes do intervalo, Hugo Sanches desviou o cruzamento de Grafite para fora.

Vasco sente falta de Nenê na criação

O esquema com três zagueiros de Zé Ricardo parecia favorecer aos alas do Vasco, mas pouco se viu de Weverton e Edimar avançando no campo ofensivo. No meio, MT foi o responsável por tentar encontrar aquele passe entre as linhas, mas teve dificuldades para ser o homem da criação como Nenê, que estava suspenso para a partida.

Artilheiro Raniel tira o zero do placar

A etapa final começou mais animada. O Audax só não abriu o placar porque Thiago Rodrigues fez dois milagres em um só lance, salvando o Vasco nas finalizações de Hugo Sanches e Grafite. Ciente da carência no ataque, Zé Ricardo promoveu as entradas de Jhon Sánchez e Getúlio para tentar entrar mais na área. E a resposta veio aos 13 minutos, com Jhon Sánchez recebendo de Gabriel Pec e escorando de cabeça para Raniel marcar seu quinto gol no Carioca, igualando Nenê na artilharia.

Vasco melhora e administra a vitória

Mais solto após o primeiro gol, o Vasco ganhou mais confiança e ameaçou outras vezes. Gabriel Pec melhorou em campo e uma das suas melhores jogadas foi levantar a bola na cabeça de Anderson Conceição, que carimbou o travessão de Max. Mesmo com a vantagem mínima, o Vasco terminou o jogo atacando e não passou mais sustos no Raulino de Oliveira.

FICHA TÉCNICA:
AUDAX 0x1 VASCO

Motivo: 8ª rodada do Campeonato Carioca 2022
Data/Hora: 20/02/2022, às 18h30
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Bruno Mota Correia
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Raphael Carlos de Almeida Tavares dos Reis

GOLS: Raniel, 13'2ºT (0-1)
Cartões amarelos: Hugo Sanches, Lucas Mota, Fabio Azevedo, Maxwell (AUD), Luis Cangá, Galarza, Jhon Sánchez, Zé Gabriel (VAS)
Cartão vermelho: Não teve.

AUDAX: Max; Lucas Mota (Léo Fernandes), Cassius, Thomas e João Victor; Romarinho (Maxwell), Fernando Medeiros e Hugo Sanches; Carlinhos (Vinícius), Fidel e Lucas Grafite (Fabio Azevedo). Técnico: Alex Alves.

VASCO: Thiago Rodrigues; Ulisses, Luis Cangá (Jhon Sánchez) e Anderson Conceição; Weverton, Matheus Barbosa, Galarza (Zé Gabriel) e Edimar; MT (Getúlio), Gabriel Pec e Raniel (Figueiredo). Técnico: Zé Ricardo.