Em terceiro ato no Botafogo, Matheus Nascimento desabrocha e ganha holofote
Goleador do Botafogo na temporada e vice-artilheiro do Campeonato Carioca, Matheus Nascimento demonstra ter "desabrochado" e vem se consolidando no elenco profissional neste começo de 2022. O jovem, inclusive, já aparece no horizonte como uma das demandas a serem analisadas por John Textor, que assumiu o comando do departamento médico do Alvinegro.
Esse é o terceiro ato do jovem atacante no Alvinegro. Em 2020, foi colocado em uma verdadeira "cilada" para comandar o ataque do time, que já tinha rebaixamento encaminhado. No ano seguinte, o Alvinegro apostou em Rafael Navarro, que foi um dos grandes nomes da Série B, e viu sua maior joia ficar fora até mesmo do banco de reservas. Tudo mudou neste ano, quando o camisa 90, finalmente, vem tendo o brilho esperado. Até aqui, foram três gols e participações importantes no Estadual.
Apontado como uma das grandes promessas do Glorioso, Matheus Nascimento ganhou atenção desde cedo e, sob grande expectativa, foi promovido ao grupo principal no começo do ano passado, ainda na temporada 2020 devido à pandemia de coronavírus. À época, o Botafogo atravessava uma grave crise e viu a queda no Brasileiro se concretizar de forma antecipada.
Após as saídas de Pedro Raul e Matheus Babi, Matheus Nascimento esteve rodeado de esperança por parte da torcida, mas ainda dividido entre jogos no profissional e sub-20, como parte do processo de transição, viu Rafael Navarro ganhar a vaga no time titular ao longo da Série B do Brasileiro.
Com a ida de Navarro para o Palmeiras, o Botafogo analisou o mercado e contratou Erison, mas o camisa 90 vem se destacando no setor e já foi eleito o melhor em campo em quatro oportunidades — contra Bangu, Madureira, Nova Iguaçu e Resende. Eles, inclusive, vêm formando dupla de ataque.
No duelo com o Nova Iguaçu, Matheus Nascimento foi o autor dos dois gols alvinegros, sendo um deles de letra. Na ocasião, o então técnico Enderson Moreira — demitido no último dia 11 —, havia revelado uma conversa com o jogador visando a atual jornada.
"Em relação ao Matheus, é tratá-lo como sempre tratamos e trata todo grupo, com muito cuidado, conversando bastante e deixando ele bem à vontade para poder fazer seu jogo, dentro das suas características. Falei com ele no ano passado que era importante ele parar de não querer enfrentar as dificuldades do profissional. Às vezes, tem um jogador com um momento melhor, mas competir, disputar essa posição", disse.
"Falei muito com ele que ele iniciaria esse ano, que pudesse se concentrar aqui e não ter mais esse vínculo com a base. Ele já tinha demonstrado toda a qualidade no Sub-20 e Sub-17. Ele antecipou uma fase na base e, agora, é o momento de poder se consolidar no profissional. Temos trabalhado com muita tranquilidade porque ele é um menino muito maduro, educado e inteligente. Então ele responde muito bem a tudo que a gente fala com ele", completou.
Esse atual holofote pode trazer "problema" a John Textor. Com uma multa rescisória de 50 milhões de euros, cerca de R$ 290 milhões na cotação atual, o vínculo entre as partes vai até o fim do ano que vem.
Anteriormente, Matheus era a grande esperança de o Botafogo fazer uma grande venda e ter um alívio na situação financeira. Sob a gestão da SAF, porém, o cenário mudou e, ao que tudo indica, a permanência das joias é um dos focos.
Depois do triunfo sobre o Resende, jogo em que o atacante também balançou a rede, o técnico interino Lucio Flávio fez elogios:
"O Matheus vem aproveitando as oportunidades. Temos muita confiança no crescimento dele. Vai adquirindo contexto no profissional, ganha confiança para jogar. É muito importante para um garoto com o perfil dele. A gente torce para ele e para todos que estão subindo que aproveitem as oportunidades".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.