Topo

Paris Saint-Germain

Messi, Neymar e Mbappé batem mal, e PSG pena nos pênaltis; veja números

Estrelas do PSG não são especialistas em pênaltis e têm semana de erros importantes na Champions e no Francês - REUTERS/Gonzalo Fuentes
Estrelas do PSG não são especialistas em pênaltis e têm semana de erros importantes na Champions e no Francês Imagem: REUTERS/Gonzalo Fuentes

Do UOL, em São Paulo

20/02/2022 12h11

O pênalti perdido por Neymar ontem (19), na derrota por 3 a 1 para o Nantes, foi a segunda cobrança desperdiçada pelo Paris Saint-Germain em apenas cinco dias. Messi também havia perdido uma no meio da semana, e os erros seguidos ilustram uma dificuldade histórica do trio de ataque do time francês.

Juntos, Messi, Neymar e Mbappé converteram 206 dos 262 pênaltis que já cobraram em toda a carreira. O argentino foi o que mais bateu e o que mais errou (108 gols, 31 perdidos), depois vem Neymar (81 gols, 21 erros), enquanto Mbappé, também pela idade, teve menos oportunidades na marca da cal (17 gols, quatro erros).

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no Posse de Bola com Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro, Juca Kfouri e Eduardo Tironi

Os erros de Messi derrubam a média da carreira do trio, que somados têm apenas 78,6% de eficiência nos pênaltis. Na prática, os três erram uma a cada cinco cobranças.

Nesta semana os erros custaram caro. Na terça-feira (15), o PSG pressionou o Real Madrid o jogo inteiro e teve um pênalti para abrir o placar, mas Messi parou em Courtois -sorte dele que Mbappé tirou um golaço da cartola no último minuto. Ontem foi Neymar quem assumiu a responsabilidade, mas o camisa 10 bateu tão fraco que o goleiro Lafont encaixou na maior tranquilidade -e o Paris perdeu do Nantes.

Foi o terceiro pênalti perdido por Neymar com a camisa do PSG, mas o primeiro em um tropeço da equipe. Antes deste, ele já havia desperdiçado cobranças em duas vitórias pelo Campeonato Francês: sobre o Brest, em maio, e sobre o Saint-Étienne, ainda em 2019.

O camisa 10 apresenta melhora evidente nas cobranças de pênalti desde o início da carreira. Neymar errou um a cada três pênaltis que cobrou pelo Santos, teve média idêntica no Barcelona, mas no PSG está bem melhor: tem apenas 10,7% de erro.

Mbappé é o que menos bate, mas também não é dos melhores. Com 80,9% de eficiência na carreira, ele acertou as duas últimas cobranças com a camisa do Paris Saint-Germain, mas perdeu contra o RB Leipzig na Liga dos Campeões, em outubro.

Os pênaltis de Neymar:

No Santos
36 cobrados, 27 convertidos e 9 perdidos

No Barcelona
18 cobrados, 12 convertidos e 6 perdidos

No PSG
28 cobrados, 25 convertidos e 3 perdidos

Na seleção brasileira
20 cobrados, 17 convertidos e 3 perdidos

Total: 102 pênaltis cobrados, 81 convertidos e 21 perdidos

Paris Saint-Germain