Topo

São Paulo

São Paulo inicia contra o Santos primeira sequência decisiva após rodízio

Rogério Ceni, durante a partida entre São Paulo e Red Bull Bragantino - Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC
Rogério Ceni, durante a partida entre São Paulo e Red Bull Bragantino Imagem: Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

20/02/2022 04h00

O técnico Rogério Ceni utilizou 25 jogadores nas seis primeiras rodadas do Paulistão por receio de um surto de lesões como aconteceu no ano passado. Na partida de hoje (20), no entanto, a tendência é que o São Paulo que vai a campo seja o mais próximo do que ele entende ser titular. Diante do Santos, a equipe inicia uma sequência que pode ser decisiva para os objetivos da temporada.

Serão três clássicos nos próximos cinco jogos. No meio deles, a equipe vai a Campina Grande, na Paraíba, para o jogo único válido pela primeira fase da Copa do Brasil. Uma eliminação precoce no torneio aumentaria a pressão no CT da Barra Funda.

Financeiramente, o São Paulo tem grandes expectativas sobre o Paulistão e a Copa do Brasil. O clube projetou no orçamento de 2022 chegar à final do torneio estadual e às quartas de final da competição nacional. As premiações desses torneios ajudariam nas receitas do clube, que tem uma dívida de quase R$ 700 milhões.

Depois de um início ruim em que frequentou a zona de rebaixamento, o São Paulo vive um momento de mais tranquilidade no Paulistão. Com oito pontos, a equipe está na segunda colocação do grupo B, três pontos atrás do São Bernardo, que fez um jogo a mais.

A sequência de clássico, porém, pode acabar com essa calma. Depois de enfrentar o Campinense na quinta-feira (24), o São Paulo jogará contra o Água Santa, fora de casa, no dia 28 de fevereiro, antes da sequência contra Corinthians (5/3) e Palmeiras (10/3), ambos no Morumbi.

Ao fim da sequência de clássicos, o São Paulo fará apenas mais dois jogos pela primeira fase. Um desempenho ruim contra os três maiores rivais poderá deixar a equipe em uma difícil situação pela classificação para as quartas de final. Em entrevista coletiva depois do empate com a Inter de Limeira, Ceni considerou uma obrigação avançar no torneio estadual.

"Independentemente de quem jogue, temos que ir à próxima fase. Essa hipótese [cair na primeira fase] não existe para gente aqui. O São Paulo tem condições de ir para a próxima fase de qualquer jeito. Não vou abrir mão do Paulistão, abrir mão de me classificar em detrimento de um time. Acho que temos capacidade de levar um time às quartas e, a partir daí, temos que fazer escolhas, principalmente por começar Sul-Americana, Copa do Brasil", disse Ceni.

Confira os próximos cinco jogos do São Paulo:

20/02 - Santos x São Paulo - Vila Belmiro
24/02 - Campinense x São Paulo - Estádio Amigão
28/02 - Água Santa x São Paulo - Arena Inamar
05/03 - São Paulo x Corinthians - Morumbi
10/03 - São Paulo x Palmeiras - Morumbi

São Paulo