Como Fernando Lázaro comanda o Corinthians enquanto novo técnico não chega
Nomeado pela diretoria para ser o técnico interino do Corinthians enquanto o clube não conclui a negociação com o futuro comandante, Fernando Lázaro ganhou o carinho da torcida com três vitórias e um empate em sequência no Paulistão. Responsável pela coordenação do Cifut (Centro de Inteligência do Futebol) no CT Joaquim Grava, o comandante conta com o apoio de todo o staff do futebol profissional para 'quebrar o galho' no Timão.
Em dias de treinamentos, Lázaro monta as atividades que serão passadas aos atletas junto com Alex Meschini, auxiliar técnico e ex-meia do Corinthians, e Mauro da Silva, observador técnico do clube. O interino também ouve os apontamentos de Marcelo Carpes, preparador de goleiros, e de Flávio de Oliveira — figura importante dentro da comissão técnica por ser o chefe da preparação física e um dos nomes mais próximos dos jogadores.
- Veja análises e últimas notícias do futebol no Posse de Bola com Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro, Juca Kfouri e Eduardo Tironi
Dono de um perfil comedido, Lázaro também dá espaço para os atletas darem suas opiniões, sugestões de melhorias e pitacos sobre os treinamentos — sendo que o feedback costuma ser quase sempre positivo. O interino costuma ter um diálogo constante com as lideranças do elenco — sobretudo aqueles com mais tempo de casa. Para montar a equipe titular do Corinthians, leva em consideração suas ideias de jogo, o rendimento nos treinamentos e também as informações levantadas pelo Cifut, que monitora o dia a dia do Timão e também levanta dados sobre todos os adversários.
Na partida diante do São Bernardo, vencida pelo Corinthians por 3 a 0, Marcelo Carpes atuou como auxiliar de Lázaro no banco de reservas. A mesma função também foi desempenhada por outros membros do staff em outros jogos. Na rodada passada, Alex Meschini esteve em uma das cabines da Neo Química Arena, no 10º andar do prédio oeste do estádio, e acompanhado da equipe de analistas do clube via o jogo do alto, com um campo de visão mais amplo. Quando necessário, chamava a comissão técnica pelo rádio e passava as instruções a Lázaro.
Tem sido assim, com uma grande rede de apoio, que o interino tem conquistado os resultados positivos pelo Corinthians nas últimas rodadas do Campeonato Paulista e caído nas graças da Fiel. Embora sua efetivação tenha sido pedida por alguns torcedores, Lázaro não tem a ambição de assumir a equipe neste momento e se prepara para passar o bastão ao novo treinador, provavelmente o português Luís Castro.
A atual diretoria do Corinthians vê Fernando Lázaro como profissional de extrema importância dentro das engrenagens do CT Joaquim. Além de conhecer profundamente o clube e ser filho do ídolo Zé Maria, o coordenador do Cifut possui relação muito boa com atletas e funcionários e, no curto e médio prazo, pode ser a ponte entre o elenco e a nova comissão técnica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.