O que é 'box-to-box', função favorita do novo reforço do São Paulo
Assim que desembarcou no aeroporto internacional de Guarulhos, Andrés Colorado afirmou que sua função favorita é o "box-to-box". O termo inglês para se referir ao jogador que aparece tanto na área defensiva quanto na ofensiva. Caso consiga desempenhar o papel, o novo reforço do São Paulo pode assumir uma lacuna tática no elenco dirigido por Rogério Ceni.
"No elenco do São Paulo, o jogador que mais se aproxima dessa função é o Rodrigo Nestor. Acho que ainda falta um pouquinho de parte física pra ele, mas eu vejo potencial nele para evoluir nesse ponto", explica Rodrigo Coutinho, colunista do UOL. "Gabriel Sara tem uma característica mais ofensiva, é mais meia, joga mais na faixa ofensiva do meio de campo, mas acho que é um jogador que pode se adaptar nessa função também porque tem um bom condicionamento, se mexe bastante em campo."
"Box-to-box", ou "área a área" é um termo criado nos anos 1960, mas que se popularizou nos últimos anos no meio do futebol. Ele indica mais uma função em campo do que uma posição. Andrés Colorado pode ser um volante, mas, ao proteger a sua área e ajudar na construção da jogada e chegar à área adversária, ele desempenha o "box-to-box".
Nas últimas décadas, Frank Lampard e Steven Gerrard foram dois exemplos de jogadores capazes de desempenhar a função "box-to-box". Mais recentemente, Paulinho, principalmente em sua primeira passagem pelo Corinthians, Paul Pogba, do Manchester United, Arturo Vidal, da Inter de Milão, e Naby Keita, do Liverpool, foram atletas que se destacaram por atuarem de uma área até a outra.
"O 'box-to-box' tem que ter um bom potencial físico de cumprir uma distância grande no campo. Então, ele precisa estar inteiro para defender e bloquear finalizações na entrada da área, interceptar passe, porventura fazer uma ou outra cobertura na última linha de defesa e, ao mesmo tempo, acrescentar no ataque. Se mexer para gerar linhas de passe no campo de ataque, se aproximar da área para finalizar, fazer tabela, triangulação, infiltrar na área em alguns momentos também. É um perfil que não é tão simples assim", prossegue Coutinho.
Andrés Colorado disputou a última temporada emprestado pelo Cortuluá, da Colômbia, ao também colombiano Deportivo Cali. O volante terminou o ano com cinco gols marcados e cinco assistências.
"Colorado é um jogador forte na marcação, mas também ajuda a equipe a construir desde trás, se juntando aos seus companheiros mais avançados. Ele é muito bom no jogo aéreo, tanto que fez vários gols de cabeça na última temporada", explica o jornalista colombiano Francisco Henao.
A força no jogo aéreo é algo que agrada a Rogério Ceni. O treinador queria um reforço que pudesse elevar a altura do São Paulo. Andrés Colorado tem 1,93m.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.