Topo

Recopa Sul-Americana - 2022

Palmeiras busca empate no fim contra o Athletico e Recopa segue indefinida

Dudu, do Palmeiras, e Matheus Fernandes, do Athletico, dividem bola na ida da Recopa - Staff images /CONMEBOL
Dudu, do Palmeiras, e Matheus Fernandes, do Athletico, dividem bola na ida da Recopa Imagem: Staff images /CONMEBOL

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

23/02/2022 23h33

O Palmeiras lutou até o último minuto e arrancou um empate heroico contra o Athletico na briga pela Recopa Sul-Americana. Em Curitiba, o campeão da Sul-Americana ia batendo o bicampeão da Libertadores, mas na última jogada da partida Wesley foi derrubado na área, e Veiga bateu pênalti para empatar o jogo na Arena da Baixada em 2 a 2.

O resultado deixa o campeonato completamente aberto. Na próxima quarta-feira (2/03), no Allianz Parque, a partida promete ser também bastante equilibrada. Um novo empate leva o jogo para os pênaltis direto.

Cronologia do jogo

O Furacão fez 1 a 0, aos 19 minutos, após validação do VAR, com Terans. O Palmeiras empatou aos 28, com Jailson, de bico, em lance de esperteza. Na etapa final, Marlos fez um golaço, aos 30, para dar, o que parecia ser, a a vitória ao time rubro-negro. Mas no último lance do jogo, Marcinho fez pênalti em Wesley. E Veiga, infalível, empatou o jogo, aos 50 min.

Athletico x Palmeiras: escolha o melhor jogador em campo

Resultado parcial

Total de 341 votos
70,09%
12,90%
13,49%
3,52%

Palmeiras fez partida segura

O resultado é mérito do time de Abel Ferreira, que fez boa atuação na capital paranaense e lutou até o fim. O Palmeiras soube se postar e levou gols justamente nos momentos em que era melhor. Mas foi um jogo equilibrado, resolvido nos detalhes. E o empate acabou sendo justo.

Athletico soube controlar o jogo

O time da casa teve excelente atuação, controlando o ritmo da partida diante de um adversário qualificado que fez uma boa partida. Mas poderia ter obtido boa vantagem para decidir São Paulo.

Quem foi bem: Santos

O goleiro do Athletico-PR foi excelente figura, principalmente na etapa inicial.

Quem foi mal: Veiga

Dizer que ele foi mal, talvez seja exagero, mas ele não teve o brilho de sempre. Entre ser centroavante e meia, o destaque palmeirense não foi nem uma coisa, nem outra. Mas fez o gol salvador no último minuto do jogo.

Atuesta desperdiça chance clara logo no começo

O jogo mal havia começado e o Palmeiras já perdia um gol claro. Após bom passe de Dudu na meia-lua, Veiga desviou de primeira e a bola encontrou Atuesta livre e já dentro da área. O colombiano não conseguiu o domínio ideal e Santos saiu bem para abafar, aos 3 minutos.

Assistente anulou, mas VAR garantiu gol do Athletico

Foi em uma das suas primeiras chegadas que o Furacão abriu o placar, aos 19. O lance foi na verdade um tiro de meta para o Palmeiras, mas o assistente assinalou escanteio. Na cobrança, Pedro Henrique desviou e Terans fez o gol, no segundo pau. Talvez culpado pelo erro na marcação, o bandeira anulou. O VAR, porém, salvou o juiz: 1 a 0.

Palmeiras empata com novo xodó de Abel

Foi também após um escanteio que o Palmeiras empatou. Atuesta bateu alto, a zaga desviou e Dudu tentou bater de primeira. O camisa 7, porém, furou. Só que a bola sobrou para Jailson, que pensou rápido e bateu de bico, um pouco para trás da marca do pênalti, e quase acertou o ângulo de Santos para fazer seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras, aos 28 min.

Valentim avança time, e Abel aumenta a velocidade

O Athletico lançou-se mais à frente na segunda etapa, avançando os laterais e, desse modo, deixando espaço. O técnico do Palmeiras não deixou passar e colocou Wesley para reforçar a velocidade pelas beiradas do campo. Mas o Furacão respondeu, e o jogo travou.

Athletico faz o segundo com golaço de Marlos

Quando o Palmeiras era melhor, o Athletico fez o segundo. Marlos, recebeu no bico esquerdo da grande área do Palmeiras, cortou para o pé esquerdo e bateu com muita força no ângulo direito de Weverton, que nada pôde fazer, aos 30 minutos do segundo tempo.

Veiga faz gol salvador no último lance

O placar já parecia decidido quando Wesley sofreu pênalti aos 49 do segundo tempo. E quem tem Raphael Veiga, não precisa se preocupar. O meia bateu com precisão e empatou o jogo em 2 a 2.

FICHA TÉCNICA:

ATHLETICO 2 x 2 PALMEIRAS
Motivo: Jogo de ida da Recopa Sul-Americana
Data e hora: 23/02/2022 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Auxiliares: Ezequiel Brailovsky (ARG), Maximiliano del Yesso (ARG)
VAR: Patricio Loustau (ARG)
Gols: Terans, aos 19 min (CAP), e Jailson (PAL), aos 28 do 1º tempo. Marlos (CAP), aos 30, e Raphael Veiga (PAL), aos 50 do 2º.
Cartões amarelos: Thiago Heleno, Erick e Nicolás Hernández (CAP)

ATHLETICO: Santos; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura, Erick (Zé Ivaldo) e Matheus Fernandes; Léo Cittadini, Terans (Marlos) e Rômulo. Técnico: Alberto Valentim

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Murilo e Piquerez; Danilo, Jailson (Zé Rafael) e Atuesta (Wesley), Dudu (Veron), Raphael Veiga e Rony (Rafael Navarro). Técnico: Abel Ferreira