Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Ucraniano explica manifestação em gol contra Ajax: 'Queria apoiar meu país'

Roman Yaremchuk comemora gol do Benfica sobre o Ajax pela Liga dos Campeões - Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images
Roman Yaremchuk comemora gol do Benfica sobre o Ajax pela Liga dos Campeões Imagem: Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/02/2022 20h35

O atacante ucraniano Roman Yaremchuk garantiu o empate do Benfica contra o Ajax, hoje, pela Liga dos Campeões, mas chamou a atenção ao tirar a camisa do time português na comemoração do gol para exibir um símbolo nacionalista de seu país.

Em entrevista à "CNN Portugal" logo após a partida, o jogador explicou que esta foi a forma encontrada para manifestar seu apoio ao seu país, que vive uma grave crise política com a Rússia.

"A mensagem na camisa? Queria apoiar o meu país. Tenho pensado muito nisto [na tensão política e militar entre Ucrânia e Rússia] e tenho medo desta situação. Quero apoiar um pouco o meu país. O clube está me apoiando, falou comigo e quis fazer de tudo para me ajudar. Agradeci, e por enquanto está tudo bem", contou o ucraniano de 26 anos.

O gesto, porém, deve resultar em punição ao atacante, já que a Uefa (entidade responsável pela organização da Liga dos Campeões) proíbe a exibição de "mensagens de natureza política, ideológica, religiosa, injuriosa ou provocadora". Até o momento, a organização não se manifestou sobre o episódio.

Yaremchuk entrou no início do segundo tempo, no lugar do brasileiro Everton Cebolinha, e marcou o segundo gol do Benfica na partida. O Benfica avança às quartas com uma vitória por qualquer placar. Nova igualdade levará a disputa para a prorrogação e, se necessário, pênaltis.

"Estou feliz. Fico feliz por contar os minutos que joguei. Pode acontecer no futebol. Quer jogue cinco ou dez minutos, vou lutar sempre pela minha equipe, pelos meus colegas e pelos torcedores", falou o jogador ucraniano.

Benfica e Ajax se reencontram no dia 15 de março, às 17h (de Brasília), na Amsterdam Arena, casa do time holandês, pela partida de volta.