Topo

Polônia, Suécia e R. Tcheca vetam viagem a Rússia na repescagem da Copa

Polônia de Lewandowski é o primeiro adversário da Rússia e teia que jogar em Moscou no dia 24 de março - REUTERS
Polônia de Lewandowski é o primeiro adversário da Rússia e teia que jogar em Moscou no dia 24 de março Imagem: REUTERS

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/02/2022 14h04

Integrantes da Chave B da repescagem europeia da Copa do Mundo, Polônia, Suécia e República Tcheca se uniram e vetaram a possibilidade de viajar até a Rússia para dar sequência à competição.

De acordo com o sorteio, a expectativa é o primeiro duelo seja entre Rússia e Polônia, em Moscou. As semifinais serão em jogo único, no dia 24 de março.

Quem passar pegará o vencedor de Suécia e República Tcheca, do outro lado da chave, para o duelo decisivo e finalmente saber quem disputará a próxima Copa do Mundo, no Catar, no fim do ano. As finais de cada chave ocorrerão no fia 29 do mesmo mês.

"Baseado no atual desenvolvimento alarmante do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, incluindo a situação de segurança, as federações de futebol da Polônia, Suécia e República Tcheca expressam sua firme posição de que os jogos da repescagem para se classificar para Copa do Mundo 2022, da Fifa, no Catar, agendado para 24 e 29 de março de 2022 não deve ser jogado no território da Federação Russa", diz a nota.

"A escalada militar que estamos observando traz consequências graves e segurança consideravelmente menor para nossas seleções nacionais de futebol e delegações oficiais. Portanto, esperamos que a Fifa e a Uefa reajam imediatamente e apresentem soluções alternativas em relação aos locais onde a repescagem, que se aproxima, pode ocorrer", finalizou.

A invasão russa à Ucrânia começou nesta madrugada e foi batizada por Putin como uma "operação militar especial" para proteger as pessoas "de abuso e genocídio", além de "desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia". O governo de Kiev mantém a posição de que é uma tentativa de invasão "em larga escala".