Topo

OPINIÃO

RMP comenta situação dos brasileiros na Ucrânia: "é assustador"

Do UOL, em São Paulo

24/02/2022 12h39

Atletas brasileiros que atuam na Ucrânia se manifestaram hoje (24) por meio de suas redes sociais, com a divulgação de um vídeo por parte dos jogadores do Shakhtar Donetsk pedindo ajuda para que possam deixar o país com suas famílias, assim como os de outros clubes também demonstraram preocupação em território ucraniano em meio aos ataques militares russos.

No UOL News Esporte, Renato Maurício Prado, colunista do UOL, comentou a situação e disse esperar que o governo possa ajudar com alguma intervenção diplomática para retirar não apenas os jogadores de futebol, mas todos os brasileiros que se encontram na Ucrânia no momento.

"É uma situação dramática, você vai jogar em um país estrangeiro e de repente esse país é invadido", diz Renato.

"É um país em guerra de qualquer maneira, é assustador. Não sei até que ponto o governo pode ajudá-los, mas seria bastante justo que houvesse alguma intervenção diplomática para tirar os brasileiros que estão lá na Ucrânia, não só os jogadores de futebol, brasileiros na Ucrânia que quisessem voltar seria muito interessante que o Brasil fizesse uma ação diplomática que permitisse essa volta neste momento de guerra", completa.

Atualmente, 31 brasileiros atuam em clubes da liga ucraniana, a maior parte deles no Shakhtar Donetsk, com atletas que já defenderam a seleção brasileira, como David Neres e Ismaily, além de atletas com passagens por grandes clubes brasileiros, como Pedrinho e Maycon, ex-Corinthians. Mas também há jogadores atuando no Dnipro, Lviv, Vorskla, Zorya, Rukh, Inhulets, Metalist, Chornomorets, Kolos e Dynamo de Kiev.