Topo

Como é o bunker que abriga jogadores brasileiros em hotel de Kiev

Marcello De Vico

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

25/02/2022 14h10

O drama continua. O grupo de jogadores brasileiros do Shakhtar Donetsk e do Dínamo de Kiev que ontem (24) divulgou um vídeo pedindo ajuda ao governo brasileiro para deixar a Ucrânia —após o anúncio da invasão das tropas militares russas—segue em um hotel de Kiev, mais especificamente em um bunker, espaço subterrâneo que serve de abrigo em situação de guerra.

São 37 brasileiros abrigados no bunker do hotel Ópera, em Kiev, uma vez que os quartos não oferecem segurança necessária diante do atual cenário na Ucrânia. A ameaça de chuvas de mísseis fez o grupo —que inclui jogadores como o zagueiro Marlon, ex-Fluminense, o meia-atacante Pedrinho, ex-Corinthians, o atacante David Neres, ex-São Paulo, e o lateral Dodô, ex-Coritiba—recorrer ao bunker, onde segue em busca de proteção.

O UOL Esporte teve acesso a um vídeo gravado por Marlon, que está acompanhado da esposa e de seus três filhos. Nas imagens, é possível ter ideia do clima de tensão que vivem os jogadores e suas famílias no hotel de Kiev.

Marlon, zagueiro do Shakhtar Donetsk, com a mulher e os filhos - Reprodução/Instagra/@marlonsantos_ms4 - Reprodução/Instagra/@marlonsantos_ms4
Marlon está com a mulher e os filhos no bunker do hotel Ópera, em Kiev
Imagem: Reprodução/Instagra/@marlonsantos_ms4

Segundo revelou Marlon a amigos próximos, não havia comida e bebida suficientes para virar o dia, e algumas esposas dos jogadores foram rapidamente ao mercado mais próximo para comprar mantimentos, como biscoitos, pães e suco. "Compraram o que conseguiram", disse o zagueiro em uma mensagem.

O zagueiro contou ainda que há um banheiro no banker e que a maioria das pessoas conseguiu tomar banho ontem (24) à noite. "Tem algumas coisas essenciais", disse.

Porta-voz dos brasileiros que estão hospedados em um hotel em Kiev, Marlon iniciou a carreira no Fluminense em 2014 e, dois anos depois, foi emprestado ao Barcelona por uma temporada. A equipe espanhola acertou a compra do carioca e o emprestou ao Nice, da França, em 2017. O zagueiro também atuou no Sassuolo da Itália até o ano passado, quando foi transferido ao Shakhtar para seguir o seu sonho no futebol europeu.

Na madrugada de ontem (24), a Rússia realizou uma "operação militar especial" que contou com ataques aéreos e invasão terrestre na Ucrânia. Por conta disso, o país decretou lei marcial e o campeonato ucraniano foi suspenso. A embaixada do Brasil em Kiev afirmou que atletas brasileiros serão evacuados da região.