Fenomenal nas redes, Ronaldo estreita laço com torcida do Cruzeiro na web
Dividido entre Brasil e Espanha, engana-se quem pensa que Ronaldo se torna figura distante do torcedor do Cruzeiro, em meio aos compromissos que possui pelo Real Valladolid, seu outro investimento no futebol. Muito ativo nas redes sociais, o Fenômeno faz questão de demonstrar que está atento a todos os movimentos que envolvem o clube celeste e vem estreitando sua relação com o torcedor, e até mesmo com a imprensa, mesmo à distância, por meio das plataformas digitais.
De 18 de dezembro para cá, quando assinou a carta de intenção de compra da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Ronaldo concedeu apenas duas entrevistas a jornalistas mineiros e teve dois compromissos oficiais com sócios do clube. O contato maior com o torcedor veio na estreia do time na temporada, contra a URT, na Arena Independência, em 26 de janeiro, onde pôde receber o carinho e a confiança vindos diretamente da arquibancada. Dias depois, retornou à Espanha, o que não o impediu de se posicionar em momentos importantes e explicar situações que envolvem os bastidores do clube.
Com mais de 370 mil inscritos em seu canal na plataforma Twitch, criado em novembro do ano passado, Ronaldo faz lives semanalmente, em que um dos principais conteúdos é sobre seu desempenho no jogo Call of Duty. Porém, o canal abrange diversas áreas de interesse do Fenômeno, e são nestes momentos de interação que ele responde às perguntas que a torcida quer saber.
No espaço, ele já tratou de assuntos como a renegociação de contrato do zagueiro Maicon, fez críticas aos gramados de alguns clubes do interior, confirmou que o time busca por reforços, entre outros temas. Contando a Twitch, Instagram, Twitter, Youtube e Facebook, Ronaldo chega próximo dos 38 milhões de seguidores na internet. Nas demais redes, o Cruzeiro também é sempre lembrado e temas importantes também são abordados pelo Fenômeno.
Mas afinal, o que é a Twitch?
Falando especificamente da plataforma que Ronaldo é mais ativo, a Twitch tem sido o principal canal para personalidades ligadas ao esporte nos últimos anos. Chamados de criadores, os adeptos são aqueles que têm facilidade de criar conteúdo ao vivo, como explica Bruno Maia, CEO da Feel The Match e executivo de inovação no esporte.
"É uma plataforma que criou uma linha de influenciadores ou 'criadores', como são chamados, especializados em criar ao vivo. O primeiro ramo que ela atingiu foi dos gamers, já que as pessoas transmitiam suas performances nos jogos digitais que elas disputavam. Por isso, ela sempre se caracterizou por desenvolver uma série de interações. É uma rede social em que o foco são as transmissões ao vivo".
Para qual público Ronaldo fala?
As transmissões de Ronaldo têm média de 30 mil visualizações na plataforma. Para Bruno Maia, é difícil detalhar a audiência do Fenômeno na rede, mas é possível entender um pouco o perfil de quem o acompanha.
"Imagino que seja um público mais jovem que gosta dessa junção entre games, e-sports e futebol. Naturalmente, a presença dele no Cruzeiro e maneira como ele usa as redes já devem estar levando alguns cruzeirenses a acompanhar o conteúdo por interesse específico no clube. Obviamente, pela Twitch apenas, ele não vai alcançar a totalidade da torcida do Cruzeiro, mas pode ser que aponte o caminho que ele quer, como de falar para um público mais jovem", conclui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.