Gre-Nal com divisões diferentes só teve um vencedor na história
A temporada 2022 será atípica na rivalidade Gre-Nal. Pela quarta vez na história, Inter e Grêmio fazem parte de divisões diferentes no Brasileirão. E sob esta realidade, apenas uma vez houve vencedor quando azuis e vermelhos estiveram frente e frente em jogos oficiais.
A pesquisa do UOL Esporte não levou em conta jogos amistosos. Houve uma série deles em 1992. Nem duelos por competições regionais e inferiores, como a Copa FGF, torneios de base ou o Brasileiro de Aspirantes.
Duelo emocionante de campeões e rebaixados
O ano mais recente em que colorados e gremistas faziam parte de divisões diferentes foi 2017. Na ocasião, o Inter tinha sido rebaixado pela primeira vez em sua história e conheceria a segunda divisão.
Ainda em processo inicial de reconstrução, o time então treinado por Antonio Carlos Zago encarou o Tricolor de Renato Gaúcho, que vinha do título da Copa do Brasil do ano anterior. O jogo foi disputado na Arena, com público de quase 46 mil torcedores.
O Tricolor saiu na frente com gol de Bolaños. O Inter empatou com Roberson e virou com gol de Brenner. Mas, em seguida, Fernandinho definiu o 2 a 2. Curiosamente, foi o único clássico daquela temporada. O Grêmio caiu do Gauchão na semifinal, contra o Novo Hamburgo, que derrotou o Inter na decisão e ficou com a taça.
Um ano sem Gre-Nal
Em 2005 quem não estava na primeira divisão era o Tricolor. Naquele ano não houve clássicos. Grêmio e Inter estiveram em grupos diferentes nas duas primeiras fases do Gauchão. O Colorado foi à final, mas a equipe azul, branca e preta não, ficando atrás do 15 de Novembro de Campo Bom em seu grupo. O Inter foi campeão.
Febre de amistosos, Copa do Brasil e Gauchão
A última temporada em que Inter e Grêmio não faziam parte da mesma divisão foi a de 1992, quando os gremistas conheceram a segundona. Foi naquele ano que houve o primeiro e único vencedor de clássico em jogos oficiais quando, apenas um dos gigantes de Porto Alegre estavam na elite. Mas também demorou.
A temporada 92 foi atípica. Além do Grêmio estar fora da elite do futebol brasileiro, os dois clubes tinham uma série de jogadores nos elencos que não vinham sendo aproveitados. Então, para evitar a carência de enfrentamentos, foi criado um "torneio amistoso" com equipes chamadas de "aspirantes".
O primeiro jogo foi em fevereiro, empate em 0 a 0. O segundo, em abril, empate em 1 a 1. O terceiro, em junho, vitória gremista por 2 a 0. Em seguida, titulares passaram a ser utilizados, mas ainda em confrontos amistosos. Veio uma vitória do Inter por 2 a 1 e mais dois empates em 0 a 0. Por serem jogos amistosos, nenhum deles entra na relação dos duelos.
Em jogos oficiais, o primeiro Gre-Nal de 92 ocorreu em setembro, pelo Campeonato Gaúcho, e terminou empatado em 1 a 1. Já em novembro, o duelo valeria vaga na semifinal da Copa do Brasil.
Pela primeira vez — e única até hoje — os times se enfrentaram na competição nacional de mata-mata. Houve dois empates em 1 a 1, que levaram a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, brilhou o goleiro Gato Fernández (pai de Gatito, do Botafogo) que defendeu os chutes de Vilson e Jandir. O Colorado venceu por 3 a 0 e avançou. Naquele ano, ao bater o Fluminense na final, o Inter foi campeão da Copa Brasil pela primeira vez em sua história. Feito jamais repetido.
Ainda ocorreriam mais dois clássicos em jogos oficiais na temporada 1992. E finalmente um com ganhador. Foi o Inter, que fez 3 a 1 no Grêmio na primeira partida da final do Gauchão, no Olímpico. O jogo de volta, no Beira-Rio, terminou com empate em 0 a 0 e título vermelho.
Clássicos com divisões diferentes
Jogos oficiais
6 Jogos
5 Empates
1 Vitória do Inter
8 Gols do Inter
6 Gols do Grêmio
Amistosos
6 Jogos
1 Vitória do Inter
1 Vitória do Grêmio
4 Empates
3 Gols do Inter
4 Gols do Grêmio
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.