Topo

Gaúcho - 2022

Gre-Nal tem Medina questionado após um mês, e Roger 'arrumando a casa'

Roger Machado e Alexander Medina vivem o clássico em momentos diferentes - Divulgação/Grêmio, Divulgação/Inter - Montagem UOL
Roger Machado e Alexander Medina vivem o clássico em momentos diferentes Imagem: Divulgação/Grêmio, Divulgação/Inter - Montagem UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/02/2022 04h00

Internacional e Grêmio se enfrentam, hoje (26), no primeiro Gre-Nal de 2022. O clássico vale pela nona rodada do Gauchão e está marcado para as 19h (de Brasília), no Beira-Rio. Em lados opostos, dois treinadores com realidades totalmente diferentes. Alexander Medina chega ameaçado após um mês de comando. Roger Machado vai para o segundo jogo cheio de expectativa.

Foi em 26 de janeiro, exatamente há um mês, que Medina comandou o Inter pela primeira vez. O 2 a 1 sobre o Juventude foi uma das três vitórias que conquistou no reservado vermelho. O problema veio depois.

Foram dois triunfos seguidos, o segundo diante do União Frederiquense, e depois uma série fora do comum no início da temporada, quando apenas o Estadual aparece no calendário. O Colorado ganhou apenas um dos últimos seis jogos que disputou, diante do Caxias. Empatou com Brasil de Pelotas, Novo Hamburgo e São Luiz. Perdeu para São José e Ypiranga.

A falta de resultados vem acompanhada por um rendimento claudicante. Nem mesmo quando ganhou, o time treinado pelo uruguaio conseguiu convencer totalmente. A justificativa dele é que usa o torneio para conhecer os jogadores e ainda está recebendo reforços. Nem todas as posições em que percebe carências foram contempladas com novas peças.

Ao mesmo tempo que dá respaldo ao trabalho, a direção do Inter já convive com alguma pressão. Há questionamentos sobre a demora para evolução no rendimento do time. Uma derrota em casa para o Grêmio pode abreviar o projeto vermelho.

Roger agradou na chegada

Se Alexander Medina chega ao Gre-Nal questionado, Roger Machado está em alta. Ainda que tenha comandado o time em apenas uma partida, o apresentado em campo foi bem melhor do que os últimos jogos do Tricolor, sob comando de Vagner Mancini.

Não apenas pelo resultado — goleada por 4 a 0 sobre o São Luiz, na Arena —, mas pelas chances criadas e a segurança com que o time desempenhou seu futebol.

Roger chegou ao Grêmio para sua segunda passagem respaldado por tudo que fez na primeira. Até hoje ele é eleito como um dos responsáveis pela sequência de títulos que ocorreu logo em seguida, com Renato Gaúcho no comando. Os triunfos são sempre lembrados como "reflexos do legado de Roger".

Os jogadores aprovaram as mudanças implantadas e acreditam em evolução com o tempo. O duelo com o Inter só tem a acrescentar para o comandante gremista. Se vencer, eleva ainda mais a expectativa gerada pelo desempenho do time na estreia. Se não ganhar o jogo, não terá status abalado em razão do pouco tempo de comando.

"O Roger é um treinador muito detalhista. Sempre que eu enfrentei times treinados por ele, notava isso. Era muito difícil entrar na defesa, e o time criava bastante. São esses detalhes que temos trabalhado e vamos tentar crescer para desempenhar o melhor futebol em campo", disse o zagueiro Bruno Alves.

FICHA TÉCNICA:

INTERNACIONAL x GRÊMIO
Data e hora: 26/02/2022 (sábado), às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Motivo: Nona rodada do Campeonato Gaúcho
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau
VAR: Emerson de Almeida Ferreira

INTER: Daniel; Bustos, Kaíque Rocha, Cuesta e Moisés (Paulo Victor); Gabriel, Dourado, Edenilson, Taison (D'Alessandro) e David; Wesley Moraes. Técnico: Alexander Medina.

GRÊMIO: Brenno; Orejuela, Bruno Alves, Geromel e Nicolas; Thiago Santos, Villasanti e Bitelo (Campaz); Janderson, Rildo e Churín. Técnico: Roger Machado