Topo

Zenit nega que tenha demitido Yaroslav após publicações de apoio à Ucrânia

Time de Putin, Zenit demite jogador ucraniano após post criticando a Rússia - JEFF PACHOUD / AFP
Time de Putin, Zenit demite jogador ucraniano após post criticando a Rússia Imagem: JEFF PACHOUD / AFP

Colaboração para o UOL, em Maceió

26/02/2022 17h56

O presidente do Zenit St Petersburg, atual campeão da Premier League russa, negou hoje (26) que tenha demitido o zagueiro ucraniano Yaroslav Rakitskiy depois que ele se manifestou por meio de sua conta oficial no Instagram contra a invasão à sua terra natal.

Depois de o exército russo ter iniciado a invasão na Ucrânia, na madrugada de quinta-feira, Rakitskyy publicou uma foto da bandeira ucraniana no Instagram e escreveu "Sou ucraniano!", com as hashtags 'Paz na Ucrânia' e 'Pare a Guerra'.

Questionado sobre a saída de Rakitskiy pelo canal Sport24, o presidente e diretor geral do Zenit, Alexander Medvedev, desmentiu as alegações. "Não, não é assim.". O jogador, por outro lado, também não confirmou sua saída da equipe até o momento.

A equipe de Alexander Medvedev tem como sócio majoritário a Gazprom, empresa estatal de energia russa com parte das ações privatizadas. Além disso, a equipe tem como ilustre torcedor o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Antes da manifestação a favor da Ucrânia, rakitskyy era titular desde que chegou ao Zenit, vindo do ucraniano Shakhtar Donetsk, em 2019. No entanto, na partida de quinta-feira (24) contra o Bétis, em Sevilha, pela Liga Europa, poucas horas depois da invasão, ele foi deixado no banco.