Topo

Desejo de investidores, Atlético-MG já debate SAF como transição inevitável

Assim como outros clubes brasileiros, futuro do Atlético-MG também será se transformando em SAF - ARTHUR MIRANDA/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO
Assim como outros clubes brasileiros, futuro do Atlético-MG também será se transformando em SAF Imagem: ARTHUR MIRANDA/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

27/02/2022 15h31

Uma notícia sacudiu o que seria um domingo de Carnaval pacato do Atlético-MG. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, é desejo de Rubens Menin que o clube mineiro se transforme em SAF (Sociedade Anônima de Futebol) ainda em 2022. O texto cita ainda que o mecenas atleticano procura um sócio para comprar as ações do Galo.

De acordo com apuração do UOL Esporte, o Atlético trata o tema como um caminho natural. A atual direção do clube e o colegiado formado pelos 4R's (Rubens Menin, Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador) entende que a transformação do clube em empresa será a melhor solução no futuro, no entanto, não existe uma pressão para que o Galo se torne SAF ainda em 2022.

Por mais que exista o desejo de transformar o Atlético em empresa, a vontade de quem comanda o clube depende da aprovação do conselho deliberativo. É necessário alterar estatuto do clube e isso só pode acontecer com a autorização dos quase 400 conselheiros do Atlético. O tema certamente será debatido internamente, mas antes da SAF, a prioridade da diretoria é conseguir apoio no conselho e aprovar venda da metade de um shopping que pertence ao Galo e está localizado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Até por contar com o suporte de quatro bilionários, por pior que seja a situação financeira do Atlético, e ela não é nada boa, afinal a dívida supera R$ 1,3 bilhão, o clube não está entre a cruz e a espada. Diferentemente das situações de Cruzeiro, Botafogo e Vasco, por exemplo, os três clubes em vias de transformação em SAF e que praticamente não tiveram escolha. Era aceitar as primeiras ofertas por uma questão de sobrevivência.

Com o planejamento financeira já estabelecido para os próximos anos, incluindo o início da operação da Arena MRV, o Atlético tem como e onde se segurar por mais algum tempo, até encontrar uma proposta que seja considerada ótima. De acordo com uma fonte do clube, somente uma proposta extraordinária para fazer com que o Galo acelere todo o processo e se transforme em SAF nos próximos meses. Mas diante da situação financeira atual e da dívida bilionária, não há convicção de que essa proposta chegue ainda em 2022.

Rubens Menin dono do Atlético-MG?

Numa visão mais grosseira e superficial, o fundador da MRV e acionista do Banco Inter já pode ser considerado dono do clube. Os títulos conquistados recentemente só aconteceram por causa do dinheiro que ele colocou dentro do clube. Além disso, Menin e outros conselheiros influentes fazem parte do colegiado, que conta ainda com as presenças do presidente e vice-presidente do Atlético, Sérgio Coelho e José Murilo Procópio.

Todas as decisões do clube e do futebol passam por esse colegiado, mesmo que a palavra final seja do presidente Sérgio Coelho. Atualmente, nada é feito dentro do Atlético sem que Rubens Menin e seus pares saibam o que está acontecendo. De acordo com o colunista Lauro Jardim, Menin pode ser um dos sócios da SAF alvinegra. Em entrevistas passadas, o empresário não descartou essa possibilidade, mas desde que tenha outros parceiros na jogada. Exatamente como divulgado pelo colunista.