Liverpool bate Chelsea por 11 a 10 nos pênaltis e é campeão da Copa da Liga
O Liverpool venceu o Chelsea nos pênaltis e conquistou o título da Copa da Liga Inglesa na tarde de hoje (27) no estádio de Wembley, depois de nove anos sem vencer a competição, em jogo marcado por chances perdidas, gols anulados e 22 penalidades. No tempo regulamentar, as equipes não saíram do 0 a 0, já nas penalidades os Reds venceram por 11 a 10.
Com o título, os Reds chegam a sua nona Copa da Liga Inglesa. Por sua vez, o Chelsea mantém cinco títulos no currículo. Agora as equipes voltam a campo na quarta-feira (2) pela Copa da Inglaterra. O Chelsea encara o Luton Town, às 16h15, enquanto o Liverpool encara o Norwich City, às 17h15.
O grande vilão do jogo foi o goleiro espanhol Kepa Arrizabalaga, que entrou no fim da prorrogação no lugar de Édouard Mendy, por ser melhor na disputa de pênaltis. No entanto, o reserva não pegou nenhuma cobrança e ainda errou a 22ª, dando o título ao Liverpool.
Jogo começa truncado
Os times se estudaram muito nos primeiros minutos de jogo antes de partir para o primeiro ataque. Por quase 20 minutos, a bola pouco chegou nos setores defensivos e deu pouco trabalho para Édouard Mendy e Caoimhin Kelleher.
Chelsea sobe a marcação na saída de bola
O Chelsea subiu a marcação e passou a controlar as saídas de bola dos Reds e consequentemente as ofensivas do jogo com enfiadas de bola em jogadas de Mason Mount e Pulisic, mas que pouco chegavam em Kai Havertz no ataque.
Liverpool se encontra no jogo
O Liverpool foi pressionado nos primeiros minutos do jogo, mas logo passou a se soltar, principalmente com a liberdade dada a Naby Keita, que melhorou o estilo de jogo do time proporcionando um dos lances mais perigosos do primeiro tempo. Livre na entrada da área, Keïta mandou um chutão e o goleiro dos Blues espalmou. Mané pegou o rebote na pequena área, mas Mendy faz nova defesa e salvou de novo.
Equipes trocam chances
Liverpool e Chelsea finalizaram bastante em um duelo digno de final de campeonato. Se de um lado os Blues tiveram 11 finalizações, sendo duas grandes chances, com Pulisic, no início, e Mount, no finalzinho da etapa final, os Reds tiveram 20, sendo a melhor oportunidade com Mané, na pequena área.
Quatro gols anulados
Ambas as equipes tiveram gols anulados. O Liverpool, em cobrança de falta ensaiada, conseguiu marcar com Matip de cabeça, mas o gol foi anulado pelo VAR logo em seguida. Pelo Chelsea, Kovacic enfiou a bola para Werner, que levantou para Havertz marcar de cabeça, mas Werner estava em posição irregular e o impedimento também foi marcado. Na prorrogação as equipes voltaram a marcar outras duas vezes, mas também foram anulados.
Chelsea sente o gol e se atrapalha
Mesmo que anulado, o Chelsea sentiu o gol e passou a se atrapalhar no meio do campo. As falhas foram aproveitadas pelo Liverpool que passou a atacar a todo instante, mesmo que a mira não tenha ajudado.
Equipes cansam de atacar
Na prorrogação foi possível notar o cansaço das equipes que não conseguiam produzir muito no ataque. Enquanto o Chelsea trocava passes no campo de ataque durante boa parte da prorrogação, sem achar brechas para finalizar, o Liverpool apostou apenas na marcação para evitar surpresas e segurar o marcador até as penalidades.
Kepa entra para resolver e entrega o título
Acostumado e conhecido por pegar pênaltis, Kepa Arrizabalaga entrou no último minuto da prorrogação para participar apenas das penalidades no lugar de Édouard Mendy. Depois de não pegar 11 chutes, ele isolou a bola quando foi sua vez de assinalar e acabou dando o título para os Reds.
Título resolvido nos pênaltis
Marcaram pelo Liverpool: James Milner, Fabinho, Dijk, Alexander-Arnold, Salah, Diogo Jota, Divock Origi, Robertson, Elliott, Konaté, Kelleher
Marcaram pelo Chelsea: Marcos Alonso, Lukaku, Kai Havertz, Reece James, Jorge Luiz, Antonio Rudiger, Kanté, Werner, Thiago Silva, Chalobah.
Não marcou: Kepa
Roman Abramovich fora da final
A final foi a primeira do Chelsea dos últimos 20 anos sem a presença de Roman Abramovich. O agora ex-comandante do clube entregou ontem (26) a administração à uma fundação sem fins lucrativos, embora continue sendo proprietário da equipe. Abramovich, que nasceu na Rússia, fez o anúncio após pressão das autoridades inglesas sobre sua relação com Putin.
FICHA TÉCNICA
Chelsea 0 (10) x (11) 0 Liverpool
Motivo: Final da Copa da Liga Inglesa
Data: 27/02/2022
Local: Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra;
Hora: 13h30 (de Brasília)
Árbitro: Stuart Attwell
Cartões amarelos: Mateo Kovacic, Kanté (CHE);
Chelsea: Édouard Mendy (Kepa Arrizabalaga), Thiago Silva, Antonio Rudiger, Marcos Alonso, Trevoh Chalobah, César Azpilicueta (Reece James), Manson Mount (Romelu Lukaku), Christian Pulisic (Timo Werner), Kanté, Mateo Kovacic e Kai Havertz. Técnico: Thomas Tuchel
Liverpool: Caoimhin Kelleher, Joel Matip, Virgil Van Dijk, Andy Robertson, Trent Alexander-Arnold, Naby Keita (James Milner), Fabinho, Jordan Henderson (Harvey Elliott), Luis Díaz (Divock Origi), Mohamed Salah e Sadio Mané (Diogo Jota). Técnico: Klopp.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.