Lázaro abre portas do Corinthians a Vítor Pereira: 'Estamos à disposição'
Interino do Corinthians nas últimas cinco rodadas do Campeonato Paulista e dono de um aproveitamento de 87% no período, Fernando Lázaro passou o bastão ao português Vítor Pereira — o novo comandante do Timão. Em sua coletiva de imprensa, o coordenador do Cifut (Centro de Inteligência do Futebol) se esquivou das perguntas sobre seu futuro no CT Joaquim Grava, mas se colocou à disposição da nova comissão técnica.
"Estou à disposição do clube para auxiliar assim como foi nesse período. Tivemos o primeiro contato com o mister e com a sua comissão técnica e estamos à disposição para auxiliá-lo no que for necessário", informou Fernando Lázaro aos jornalistas, revelando uma conversa inicial com o português.
O Corinthians ainda não divulgou a programação da próxima semana, mas a tendência é de que Vítor Pereira inicie os trabalhos no CT Joaquim Grava amanhã (28) pela manhã. Hoje, o treinador acompanhou o desempenho da equipe na vitória diante do Red Bull Bragantino, por 1 a 0, no camarote da Neo Química Arena e foi flagrado comemorando bastante o gol anotado por Gustavo Mosquito no segundo tempo.
Na visão de Lázaro, o fato de o adversário ser um dos concorrentes do Corinthians na Série A do Campeonato Brasileiro ajuda o novo treinador em suas observações iniciais e análises individuais e coletivas.
"É um time qualificado, um bom enfrentamento, é um time que exige muito, tem boa construção, boa qualidade, assume riscos. Um jogo de grande nível que permitiu ao mister e à comissão técnica acompanhar em vários aspectos o time. Um jogo de grande exigência e tem grande-valia para essa observação", pontuou o agora ex-interino do Timão.
Por fim, Fernando Lázaro deixou claro que ainda não pensa em trabalhar como treinador na carreira — pelo menos não no curto prazo. O coordenador do Cifut explicou que ainda há cursos a serem feitos, o que inclui a Licença A da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), e o processo acontecerá de forma natural.
"É uma coisa que eu nunca projetei, não construí minha carreira dessa forma. Tudo tem sido muito gradual, tenho muita coisa para fazer, preciso inclusive concluir cursos. Não tenho buscado, as coisas têm acontecido naturalmente", concluiu.
Veja a entrevista completa de Fernando Lázaro:
Em qual estágio você entrega o time do Corinthians para o técnico Vítor Pereira?
"Os resultados são relativos, temos que entender o contexto e o nível dos adversários. Hoje foi um jogo com uma equipe importante e de boa qualidade. Nunca me preocupei muito. A equipe está em um período de construção de trabalho, concluiu a pré-temporada, é um período curto. O clube almeja uma temporada grande e com grandes competições. Os atletas estando em boa forma ajudam a auxiliar o coletivo".
Qual foi o seu maior desafio nesse período como interino?
"Essa parte tática eu já estava bastante envolvido, então foi algo bastante natural. Sair um pouco de onde você está habituado para um posicionamento como esse, a relação com a imprensa e até mesmo com os atletas, é algo diferente. Estar em um lugar onde você está sendo analisado e observado é diferente. Dormir (risos) também foi diferente. Equilibrar isso não é fácil".
Sobre horário da partida e condições climáticas
"O horário do jogo acaba afetando as equipes, tira um pouco a parte física. É um jogo de altíssimo nível, os detalhes são finos, é um jogo que as substituições ficam perto do limite. Tínhamos também a parada, entendemos que poderíamos usar a parada para tentar algum ajuste ou ter algum feedback dos atletas. Aí sim fizemos modificações, um desgaste muito grande. Uma partida às 11h no Brasil prejudica demais".
Quais serão as dicas do Fernando Lázaro ao Vítor Pereira?
"Conversamos um pouco na tarde de ontem (26). Eles visitaram o CT, tivemos a oportunidade de conversar, hoje também após o jogo. Poucas coisas, mas ainda mais sobre os processos que são feitos no clube, mas mais para eles entenderem o clube e ajustarem à forma deles de trabalho. Agora vamos ter tempo com uma semana de trabalho. Vamos com detalhes técnicos e táticos e trabalhar aspectos da equipe".
Sobre desempenho do sistema defensivo
"O Cássio teve uma participação importante no final do jogo, foi decisivo. Me parece que o goleiro deles também teve. O principal fator é o adversário de qualidade, um adversário que cria, que impõe dificuldades, um adversário que se conhece, que já joga junto há um tempo. O Barbieri é o treinador com mais tempo no cargo entre os clubes da Série A do Brasil. Acredito que fizemos um bom jogo, fomos bem. Há coisas a se destacar, mas o principal para mim é a qualidade do Red Bull".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.