Topo

West Ham homenageia atleta ucraniano do elenco e manda mensagem ao país

West Ham compartilha mensagem para Andryi Yarmolenko - atleta ucraniano do clube - IAN KINGTON / AFP
West Ham compartilha mensagem para Andryi Yarmolenko - atleta ucraniano do clube Imagem: IAN KINGTON / AFP

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

27/02/2022 14h40

O West Ham venceu o Wolverhampton, neste domingo (27), por 1 a 0, mas chamou atenção as ações do clube antes do início da partida. O time londrino conta com o ucraniano Andriy Yarmolenko no seu elenco e liberou o atleta para retornar ao seu país em meio à invasão russa.

O clube homenageou o jogador de várias formas durante o domingo. No aquecimento, os jogadores do West Ham usaram uma camisa que levava o nome e o número (7) de Yarmolenko às costas. A equipe visitante usou camisas pretas com os dizeres "no to war" (não a Guerra, em tradução literal).

Quando as equipes estavam perfiladas antes do jogo, um minuto de silêncio foi respeitado e o capitão da equipe, Declan Rice, segurou uma camisa de jogo do ucraniano. No telão do estádio, uma imagem do atleta com a camisa da seleção ucraniana foi exibida com os dizeres "Mandando amor e orações para Andriy Yarmolenko e o povo da Ucrânia".

Declan Rice segura camisa do companheiro Yarmolenko antes da bola rolar - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Declan Rice segura camisa do companheiro Yarmolenko antes da bola rolar
Imagem: Reprodução/Twitter

Em suas redes sociais, o jogador agradeceu o apoio do clube e compartilhou algumas das imagens. No texto, ele afirmou que gostaria de agradecer todos pelo apoio ao povo ucraniano e afirmou "todos sabemos a verdade e precisamos fazer de tudo para acabar com a guerra"

O clube liberou o atleta e não há um prazo para o seu retorno e ofereceu ajuda para o que for necessário. O técnico do time, David Moyes, afirmou que o jogador está abalado e buscando ajudar familiares e compatriotas. Yarmolenko, de 32 anos, é o atual capitão da seleção ucraniana de futebol.