Topo

OPINIÃO

Barros: 'Bustos recebe Santos em condições de não sofrer perrengues'

Do UOL, em São Paulo

28/02/2022 04h00

Nesta segunda-feira (28), Fabián Bustos assume o comando do Santos. De cara, o técnico argentino terá a missão de fazer o Peixe apresentar um futebol melhor do que o exibido ontem, quando o time alvinegro decepcionou ao empatar por 2 a 2 com o Grêmio Novorizontino, lanterna do Paulistão, na Vila Belmiro.

Na Live do Santos, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Peixe, os jornalistas Gabriela Brino e Maurício Barros comentaram sobre os desafios que o novo técnico da equipe terá que encarar. Para ambos, o argentino tem condições de fazer a equipe evoluir, já que o elenco é superior ao que indica a campanha até agora no Paulistão.

"Começa amanhã [hoje] a era Fabián Bustos no Santos. Vamos esperar e conhecer o trabalho desse treinador experiente, de 52 anos. Ele vem de uma passagem bem-sucedida pelo futebol do Equador. Ele vem para treinar o Santos e encara como uma grande oportunidade. Sabemos que o trabalho não será fácil. Na minha opinião, esse elenco do Santos não é para ter um desempenho tão fraco assim. É um time para não correr riscos e não passar o perrengue que passou na última temporada", avaliou Barros. Em 2021, o Peixe lutou contra o rebaixamento tanto no Paulistão como no Brasileiro.

Brino demonstrou otimismo com a chegada de Bustos e destacou um ponto positivo logo no início do trabalho dele. "Ele terá uma semana livre. Não tem jogo nesse meio de semana. Ele vai conseguir estudar com tranquilidade, sem correria. É uma ótima notícia, já que ele vai trabalhar com calma. Apesar de conhecer alguns jogadores, precisa conhecer todo o time, aplicar os treinos, explicar sua filosofia, a adaptação, tudo", disse.

Barros citou as principais necessidades do elenco santista. Para o jornalista, Bustos precisará concentrar seus esforços no meio-campo, setor que considera como o mais frágil da equipe. "Para mim, o Santos precisa de um marcador mais efetivo no meio-campo e de um meia um pouco mais criativo. O Santos não tem isso. Não sabemos o que acontece com o Carlos Sánchez e se ele vai ou não voltar com condições", observou.

O comentarista também destacou as laterais como ponto positivo do Santos. "Lucas Pires está super bem na lateral-esquerda. Precisa de um reserva para ele, alguém para disputar a posição. O Auro vem para a lateral-direita. Vamos ver como ele chega e se tem condições de assumir como titular. É jovem, mas já tem experiência. Volta ao Brasil depois de muito tempo no Canadá", ressaltou.

A despedida de Bustos do Barcelona de Guayaquil, seu ex-clube, chamou a atenção de Brino, aumentando seu otimismo quanto ao trabalho do técnico. "A diretoria falou com tanto carinho que se tornou um ponto muito alto. Significa que ele é uma pessoa de caráter, muito honesto, que consegue fazer um trabalho de equipe. A expectativa está no céu para que ele chegue e consiga arrumar esse time, que está sendo muito mal treinado", finalizou.

Não perca! A próxima edição da Live do Santos será no sábado (5), logo após a partida contra a Ferroviária pelo Paulistão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Santos no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.