Topo

OPINIÃO

Menon: 'São Paulo teve fragilidade defensiva que não estava mostrando'

Do UOL, em São Paulo

28/02/2022 18h37

O São Paulo venceu o Água Santa por 2 a 1 nesta segunda-feira (28) com um golaço de bicicleta de Calleri nos acréscimos. A euforia pelo belo lance do atacante argentino em Diadema, porém, oculta alguns problemas que o Tricolor apresentou durante a partida. Mesmo com uma formação alternativa, a equipe comandada por Rogério Ceni voltou a cometer falhas defensivas, algo que acende o alerta para o clássico contra o Corinthians no sábado (5).

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Bruno Grossi e Menon chamaram a atenção para algumas das falhas cometidas pelo sistema defensivo são-paulino diante do Água Santa. A liberdade dada a alguns jogadores do Netuno, como no lance do gol marcado por Alex Silva, mereceu críticas.

"O sistema defensivo do São Paulo não foi bem. O Pablo Maia perdeu algumas jogadas. Em um chute do Álvaro [um chute para fora no primeiro tempo], em uma jogada tramada, não havia marcação nem pressão. O São Paulo falhou no gol. O Reinaldo estava na área e não havia ninguém cobrindo. O chute foi forte, mas fiquei na dúvida se não dava para o Jandrei pegar", comentou Menon.

Grossi destacou que o sistema defensivo do Tricolor havia apresentado alguns problemas no duelo anterior, contra o Campinense, pela Copa do Brasil. "Nos últimos cinco jogos, o São Paulo só havia sofrido um gol, de pênalti, contra a Ponte Preta. Foi o primeiro gol que o Jandrei tomou com a bola rolando. A defesa do São Paulo vinha bem sólida. No fim do jogo contra o Campinense, apresentou um pouco mais de buracos na intermediária defensiva e hoje também teve um pouquinho mais de dificuldade", observou o repórter do UOL.

Para Grossi, na jogada do gol do Água Santa, houve uma desatenção na cobertura. "No lance do gol, o Moreira sai para dar um bote bem aberto. Arboleda, Miranda e Reinaldo deram um passinho e faltou alguém cobrir o lado que o Reinaldo deixou. É natural essa movimentação. Provavelmente, Igor Gomes ou Rodrigo Nestor tinham que estar ali para fazer essa cobertura", opinou.

Menon fez um alerta e cobrou maior atenção da defesa são-paulina, que teve dificuldades diante de um dos piores ataques do Paulistão. "Hoje foi meio perigoso. O São Paulo ganhou, mas exibiu uma fragilidade defensiva que não estava mostrando. Não era uma peneira nem grandes dificuldades, mas o Água Santa teve oportunidades que não deveria ter tido", concluiu o colunista do UOL.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será no sábado (5), logo após o clássico contra o Corinthians pelo Paulistão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.