Topo

Gaúcho - 2022

Súmula do Gre-Nal relata ataque a ônibus e jogadores do Grêmio feridos

Ônibus da delegação do Grêmio é atingido por pedra na chegada ao Beira-Rio - Divulgação/Grêmio
Ônibus da delegação do Grêmio é atingido por pedra na chegada ao Beira-Rio Imagem: Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/02/2022 20h09

Ainda que a partida não tenha sido realizada, o clássico Gre-Nal marcado para o último sábado (26) teve sua súmula divulgada na noite de hoje (28). O documento, disponível no site da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), é fundamental para os próximos passos do duelo e contém o relatório do árbitro Leandro Vuaden sobre os motivos para o adiamento.

Vuaden narrou os acontecimentos daquele dia de forma cronológica. Primeiro, explicou que foi avisado sobre o ataque ao ônibus do Grêmio, às 17h40 (de Brasília).

"Fui informado pelo delegado, Sr. Paulo Ricardo Machado Santos, que o ônibus da delegação do Grêmio havia sido atingido por torcedores do Internacional com uma pedra e uma barra de ferro, no transcurso até o estádio, causando trauma em um jogador e escoriações em outros dois, fato ocorrido às 17h20. Também fui informado que o presidente do Grêmio havia se pronunciado de que sua equipe não jogaria o Gre-Nal, comunicando à diretoria da FGF", diz o relatório.

Em seguida, Vuaden explica os protocolos que cumpriu. Às 18h (de Brasília), ele conta que solicitou ao quarto e quinto árbitros que fossem até os vestiários para coleta da relação de jogadores, e que ambos ouviram a mesma posição repassada pelo delegado, de que o Grêmio não iria jogar.

Depois, o árbitro relata que conversou com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol para informar a situação e com representantes das duas diretorias antes de informar o possível atraso de duas horas no jogo, fato que ocorreu em acordo com os dirigentes e respeitava o regulamento da competição, ainda que não tivesse caráter definitivo sobre o jogo, como relatado por ele.

Por fim, o árbitro relatou que na chegada do presidente da FGF ao Beira-Rio houve uma reunião sem a participação da arbitragem e a definição pelo adiamento da partida, marcada posteriormente para o dia 9 de março.

A súmula abre caminho para uma possível denúncia ao Inter pelo TJD-RS. Caberá ao órgão avaliar o relato e decidir se agirá ou não sobre o assunto. O Grêmio entende que o Inter deve ser responsabilizado já reuniu provas a serem apresentadas contra o tradicional adversário. O Inter, por sua vez, se diz tranquilo e amparado pelo Estatuto do Torcedor.