Antes de polêmica, Isla perdeu espaço no Fla e em ano-chave para renovação
A polêmica na qual o lateral-direito Isla se envolveu foi precedida por uma perda de espaço no elenco do Flamengo. Contratado como solução após a saída de Rafinha para o futebol da Grécia, o chileno não engrenou sob o comando do técnico Paulo Sousa e vinha sendo preterido até mesmo por nomes outrora criticados pela torcida.
Com vínculo até o fim do ano, a atual temporada é vista como primordial para o futuro. Agora, a diretoria rubro-negra analisa o caso com cautela e, até aqui, oficialmente, divulgou apenas que o jogador será multado e terá de prestar esclarecimentos.
No início do último domingo, antes do duelo com o Resende, pelo Campeonato Carioca, o Fla divulgou a lista de relacionados e informou que Isla havia se apresentado e relatado "diversos sintomas que o impossibilitava de ir para o jogo".
À noite, porém, o chileno fez publicações em que aparecia curtindo uma festa. O Rubro-Negro, então, fez um novo comunicado, em que dizia que "além de toda preocupação e de acreditar na boa-fé do atleta, também realizou teste de covid-19, com resultado negativo. Na próxima terça-feira (1), o atleta será devidamente advertido, multado e terá que esclarecer os relatos repassados ao departamento médico".
O episódio aconteceu em um ano com certo peso na trajetória dele na Gávea, uma vez que o contrato vai até o fim do ano. As partes, inclusive, ainda não haviam iniciado conversas mais fortes sobre o tema, mas tampouco o jogador, ao menos até então, era visto como descartável pela diretoria. Inicialmente, a caminhada na temporada era vista como decisiva para a definição dos próximos passos.
Além deste recente capítulo, pesa contra Isla, de 33 anos, o calendário com a seleção chilena. Por conta de compromissos com "La Roja", ele perdeu parte do trabalho inicial de Sousa e viu seus concorrentes abrirem distância.
No esquema proposto pelo luso, Rodinei e Matheuzinho têm sido utilizados como alas que fazem também o trabalho de recomposição. Apesar de ter a parte física em dia, Isla teria de se sacrificar bastante neste desenho proposto.
Como alternativa, ele poderia exercer função parecida com o que Filipe Luís vem executando, porém do outro lado. Atuando como um defensor em uma linha de três, ele se desgastaria menos e não teria de cobrir praticamente todo o campo.
Até aqui, Isla atuou em três jogos, somando 160 em campo — entrou no fim do clássico com o Fluminense, e foi titular contra o Audax Rio e Madureira, mas com atuações abaixo do esperado.
A conduta do jogador neste último fim de semana, porém, caiu muito mal entre a cúpula do Fla, como publicado por Mauro Cezar, colunista do UOL Esporte. Há, até mesmo, a chance de Isla não mais vestir a camisa do Rubro-Negro.
Coincidentemente, antes de caso vir à tona, Paulo Sousa, após o empate com o Resende, criticou a mentalidade do time e citou o Carnaval.
"Mentalidade. Esse é o primeiro motivo (para as falhas nos gols). Tive a sensação de que no aquecimento a intensidade não tinha sido a melhor. O que queremos é o que apresentamos nos últimos minutos. Pressionar, buscar a bola, tentar o gol sempre. Tivemos a mentalidade certa e isso é o que quero do começo ao fim. Não podemos pensar no Carnaval antes de ganhar os nossos jogos. Temos de ganhar o jogo e depois nos divertir", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.