Topo

Santos

Titular do Santos, Angelo diz que estilo de jogo encaixa no Barcelona

Atacante de 17 anos tem dois gols marcados e 60 jogos como profissional do Santos - Pedro H. Tesch/AGIF
Atacante de 17 anos tem dois gols marcados e 60 jogos como profissional do Santos Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Do UOL, em São Paulo

01/03/2022 19h33

Titular do Santos pouco mais de dois meses depois de completar 17 anos, o atacante Angelo já é assunto fora do Brasil. O jornal espanhol "Sport" publicou hoje (1) uma longa entrevista com a revelação santista, que disse ter um estilo de jogo que se encaixaria no Barcelona.

"Sim, acredito que sim [o estilo de jogo se encaixa com o do Barcelona]. Muitos brasileiros passaram pelo Barcelona: Ronaldinho Gaúcho, Romário, Rivaldo, Ronaldo, Neymar... é um clube onde os brasileiros jogam muito bem e sempre tiveram sucesso. É um clube que eu admiro muito e vejo os jogos. Sou fã e admiro muito ao Messi, que é um ídolo eterno lá. O Barça é o Barça", disse o atacante do Santos.

A relação de Angelo com o Barcelona vai além das palavras. Em janeiro, o Santos entregou a preferência de compra do jovem jogador e também do zagueiro Kaiky em troca de uma dívida de cerca de 3 milhões de euros (R$ 19,3 milhões, na cotação da época) que possuía. Ou seja, se o clube brasileiro receber qualquer proposta de compra das suas promessas, precisa notificar os espanhóis.

O débito teve origem em 2016, quando o Peixe não avisou o Barça sobre a venda de Gabigol à Internazionale (ITA). Os catalães conseguiram a preferência do atual atacante do Flamengo em uma das cláusulas da compra do Neymar, em 2013. O Santos não notificou o Barcelona e foi multado. A negociação da troca da dívida pela preferência sobre Angelo e Kaiky durou um ano.

Angelo - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Divulgação - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Divulgação
Angelo marcado por Pirani durante treino do Santos hoje (1)
Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Divulgação

Segundo o "Sport", o valor que o Barça avalia Angelo no momento é de R$ 210 milhões. O jornal também diz que ele é observado pelo clube espanhol desde o Sul-Americano sub-15, em 2019. "Não [sabia que era observado]. Eu foco em jogar futebol e me divertir. O extracampo deixo nas mãos da minha família e do meu empresário", diz Angelo, que opinou também sobre o companheiro Kaiky, que vive a mesma situação que ele:

"Nossas conversas são tipo 'vamos jogar um Fifa, sair para comer e tomar um sorvete'. Estamos tranquilos, muito concentrados em jogar futebol. Claro que vemos as notícias, o que as pessoas dizem, mas não falamos disso. Queremos ser felizes jogando futebol, que é o que está acontecendo nas nossas vidas (...) Ele é um zagueiro extraordinário. Tem uma saída de bola e uma visão de jogo muito boa e também uma grande bola aérea."

Angelo tem 60 jogos como profissional do Santos e dois gols marcados. Ele é titular e camisa 11 do time desde a venda de Marinho para o Flamengo.

"Estou muito tranquilo. É o que eu sempre sonhei e desejei na minha vida, lutei muito para isso. Me sinto privilegiado, não vejo como pressão ou algo que possa me prejudicar. Eu me sinto leve e muito feliz por estar jogando no Santos com a camisa 11 (...) Acho que pode ser a temporada para me firmar, espero que seja um ano de muitas realizações", disse.

O próximo jogo do Santos é sábado (5), contra a Ferroviária, pela décima rodada do Campeonato Paulista. O time corre risco de eliminação na primeira fase e até de rebaixamento. Será a estreia do treinador argentino Fabián Bustos.

Santos