Topo

Fluminense

Após polêmica por São Januário, Flu vai usar Nilton Santos na Libertadores

O estádio Nilton Santos, casa do Botafogo - Bruna Prado/Getty Images
O estádio Nilton Santos, casa do Botafogo Imagem: Bruna Prado/Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

02/03/2022 21h14

O Fluminense jogará a próxima fase da Libertadores no Nilton Santos. Em nota, o Tricolor informa que a "decisão foi tomada após pedido do Vasco da Gama, que alegou razões de segurança para pedir a mudança do local inicialmente marcado para o jogo".

Após bater o Millonarios, da Colômbia, o clube das Laranjeiras aguarda o vencedor do confronto entre Atlético Nacional, da Colômbia, ou Olimpia, do Paraguai.

A partida estava marcada para São Januário, uma vez que o Flu havia firmado contrato por dois jogos. Porém, a mudança do local acontece após polêmicas entre as torcidas de Vasco e do Tricolor, envolvendo a utilização da Colina.

Nas redes sociais foram divulgados vídeos e fotos em que torcedores se referiam ao estádio com termos depreciativos, além de diversas críticas. Uma foto em que mostrava que uma das placas do banheiro foi arrancada também ganhou repercussão.

Diante do eco negativo, a diretoria cruz-maltina entrou em contato com o Fluminense. De acordo com a nota do clube das Laranjeiras, "em nome da boa relação entre os dois clubes do Rio", não haverá a cobrança de multa pela quebra do vínculo

À noite, o Conselho de Beneméritos do Vasco também se pronunciou e disse repudiar "atos de vandalismo e desrespeito cometidos contra nosso patrimônio"

Torcida do Fluminense em São Januário, durante duelo com o Millonarios, pela Libertadores - LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C. - LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Imagem: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

O Maracanã, estádio em que o Fluminense é um dos gestores, ainda em obras para reparos no gramado e só deve estar disponível em meados deste mês, para a reta final do Campeonato Carioca.

Veja nota do Fluminense

"O Fluminense informa que jogará no Estádio Nilton Santos o próximo jogo válido pela Libertadores. A decisão foi tomada após pedido do Vasco da Gama, que alegou razões de segurança para pedir a mudança do local inicialmente marcado para o jogo.

Embora estivesse prevista em contrato a realização dos dois jogos em São Januário, o Fluminense decidiu mudar o local da partida em nome da boa relação entre os dois clubes do Rio, sem cobrança de multa.

O Fluminense lamenta que questões de segurança, verificadas na história recente do futebol brasileiro, tenham balizado o pedido do Vasco. E ressalta que as regras que impedem a exposição de símbolos cruzmaltinos, que geraram reclamações de alguns torcedores, foram estabelecidas pela Conmebol.

Após linda festa ocorrida na noite de terça (01/03), na vitória contra o Milonarios, o Fluminense agradece a receptividade do Vasco da Gama, clube com o qual manterá a mesma relação cordial e respeitosa de sempre.

Como o gramado do Maracanã ainda não está pronto, e por isso o Time de Guerreiros ainda não poderá atuar em sua casa, o Fluminense convida sua imensa torcida para, desta vez, lotar o Nilton Santos e empurrar novamente o time para mais uma vitória"

Veja nota do Conselho de Beneméritos do Vasco

"O Conselho de Beneméritos do Club de Regatas Vasco da Gama vem, por meio deste comunicado, repudiar os atos de vandalismo e desrespeito cometidos contra nosso patrimônio na partida Fluminense x Millonarios realizada ontem, dia 01/03/2022.

São Januário, construído com suor e dedicação de tantos vascaínos, não é apenas um estádio de futebol, é o símbolo de como a paixão de um torcedor pode mover montanhas e quebrar barreiras por amor ao seu clube, e na defesa de seus ideais. Nosso estádio é um símbolo da resistência vascaína diante do preconceito dos poderosos da época. Foi palco de inúmeros acontecimentos da história brasileira, abrigando a promulgação da consolidação das leis trabalhistas, discursos de presidentes, shows de artistas internacionais e até a realização do desfile das escolas de samba do RJ.

Não podemos admitir que tal desrespeito contra este patrimônio, que é um dos grandes ícones do Rio de Janeiro, localizado, com muito orgulho, em área popular da cidade, fique sem a devida resposta. Como este Conselho é responsável por exercer fiscalização sobre o Patrimônio Social do Clube, conforme artigo 87, inciso II do nosso estatuto, não iremos descansar até que todos os torcedores que frequentem nosso estádio sejam respeitosos e zelosos com este que é nosso grande orgulho".

Fluminense