Topo

Dicas do técnico, foco de CR7 e amor de Florentino: como Vini Jr virou jogo

Vinícius Júnior comemora gol marcado pelo Real Madrid - Eric Alonso/Getty Images
Vinícius Júnior comemora gol marcado pelo Real Madrid Imagem: Eric Alonso/Getty Images

Thiago Arantes

Colaboração para o UOL, em Barcelona

02/03/2022 04h00

Amsterdã Arena, 13 de fevereiro de 2019. Minutos antes do início de Ajax x Real Madrid, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, o zagueiro Sergio Ramos dirigia as últimas palavras aos companheiros no vestiário. "Hoje, o jogo é no Vini! Vamos jogar nele, hoje é a noite dele!"

Surpreso com as palavras de Ramos, o brasileiro sabia que aquele confronto poderia mudar o rumo de sua carreira. O Real Madrid venceu por 2 a 1, com uma assistência de Vinícius. No jogo de volta, o mundo de Vinícius caiu: aos 30 minutos do primeiro tempo, ele sofreu uma lesão no tornozelo direito. O time merengue perdeu em casa por 4 a 1, ficou fora da Champions, e o ponta acabou afastado por 2 meses, perdendo também a chance de ir à Copa América. O protagonismo teria de esperar.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no UOL News Esporte:

Três anos depois, os gritos de Sergio Ramos naquele vestiário da capital holandesa finalmente fazem sentido. O zagueiro espanhol já deixou o clube, mas o jogo do Real Madrid de Carlo Ancelotti, líder de La Liga, é amplamente baseado nos dribles e arrancadas do brasileiro de 21 anos. Em sua terceira temporada, Vinícius finalmente conquistou Madri.

Os números do camisa 20 na atual temporada impressionam: são 16 gols (mais que em todas as anteriores somadas) e 9 assistências. Na temporada 2021-22, ninguém dribla mais na Liga Espanhola que ele. São 3 dribles certos por jogo. O ponta-esquerda também está entre os 10 melhores de La Liga em gols (2º), assistências (5º) e passes importantes (7º).

A virada de Vinícius, contudo, vai além das cifras. Ele conquistou a torcida, os companheiros e o presidente do clube, Florentino Pérez. "Ele está totalmente apaixonado pelo Vinícius", afirma um amigo do mandatário do clube. "Florentino gosta de jogadores que são capazes de causar um clima especial no Bernabéu; Vinícius é um deles", explica.

florentino - Real Madrid - Real Madrid
Imagem: Real Madrid

No vestiário e nos corredores do Real Madrid, os comentários sobre a boa fase costumam vir acompanhados de duas palavras: confiança e disciplina.

Entre aquela noite de 2019, em que deixou o campo chorando, e a boa fase atual, Vinícius teve de lidar com as críticas da imprensa, as dúvidas da torcida e a relação complicada com Zinedine Zidane, que assumiu logo após o fatídico dia da lesão no tornozelo. O técnico francês nunca foi um admirador do brasileiro e a relação de ambos era "sem nenhuma química", segundo relatos de quem acompanhou de perto os dois anos em que trabalharam juntos.

A chegada de Carlo Ancelotti, em junho de 2021, mudou o cenário. O comandante italiano viu no jovem atacante um potencial enorme e já nas primeiras conversas deu um conselho: "Não deixe de driblar, mas drible para ajudar a equipe". Em 2021-22, Vinícius dribla mais em direção ao gol - com isso, cria mais chances para os companheiros e chuta mais (são 2,6 chutes por partida, contra 1,1 na temporada passada).

ancelotti - Soccrates Images/Getty Images - Soccrates Images/Getty Images
Imagem: Soccrates Images/Getty Images

O veterano treinador, três vezes campeão da Champions League, também pediu que Vinícius não fugisse de sua característica de tentar dribles e jogadas de um contra um, mesmo cometendo mais erros. Um discurso também encampado por seus companheiros. Karim Benzema, estrela do elenco e atual artilheiro de La Liga já aliviou nas cobranças. Em 2020, o francês foi flagrado pedindo ao compatriota Ferland Mendy para não passar a bola para Vinícius. Dois anos depois, eles formam a dupla mais goleadora da Espanha.

Ao aumento da confiança, soma-se disciplina incomum para um atleta tão jovem. Aos 21 anos, Vinícius Júnior tem uma vida muito diferente da que notabilizou outros jogadores brasileiros em Madri. Ficou famosa em Madri a história de que Robinho tinha uma boate dentro de casa. Vinícius tem uma academia, com direito ao equipamento da moda entre os atletas, uma câmara hiperbárica, que acelera a recuperação do corpo após treinos e partidas.

Durante os 330 dias que dura a temporada, as saídas noturnas são praticamente inexistentes. E todas as refeições são preparadas por um chef particular, com cardápio controlado.

Essa disciplina quase obsessiva encontra um paralelo no maior ídolo recente do clube: Cristiano Ronaldo. O ex-lateral francês Patrice Evra costuma contar que certa vez foi convidado para almoçar na casa do português, quando jogavam juntos no Manchester United, e que o cardápio era frango, salada e água. Na casa de Vinícius as opções são mais variadas, mas não há exagero possível - tudo o que ele come é colocado em uma balança antes de ir para a mesa.

cr7 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Não é coincidência. Embora nunca tenham jogado juntos, Cristiano Ronaldo é uma das inspirações do jovem talento brasileiro. Tanto que nos últimos dias, entre treinos, jogos e sessões de recuperação, Vinícius dedicou algumas horas a assistir "Eu, Georgina", série da Netflix sobre a vida de Georgina Rodríguez. Não que ele se interesse especialmente pela biografia da namorada do português. Mas é chance de ver e ouvir como pensa um de seus maiores ídolos.