Topo

OPINIÃO

Lavieri: 'Palmeiras precisa de um camisa 9, mas tem ataque encaixado'

Do UOL, em São Paulo

03/03/2022 04h00

O Palmeiras sagrou-se campeão da Recopa Sul-Americana ao vencer o Athletico por 2 a 0, nesta quarta-feira (2), mas nem mesmo o título encerra uma longa polêmica: o time ainda precisa de um centroavante legítimo? A discussão, que já irritou a presidente Leila Pereira, voltou à tona por conta de alguns lances ocorridos no duelo contra o Furacão.

Na Live do Palmeiras, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Verdão, os jornalistas Isabela Valiero e Danilo Lavieri debateram se a equipe realmente sente tanta falta de um camisa nove de ofício.

"Há uma questão do estilo de jogo que o Palmeiras propõe, que é de controle de bola e de explorar o espaço que o adversário dá. O Palmeiras gosta de ficar tocando bola lá atrás e espera o rival dar alguma brecha, especialmente se resolver marcar para cima. É mais fácil para Dudu e Gabriel Veron dispararem abertos, com o Rony no papel de marcador sem a bola. Com ela, o Rony se mexe dentro da área como um nove", explicou Lavieri.

Mesmo que a formação ofensiva escolhida por Abel tenha feito uma boa atuação diante do Furacão, Isabela se irritou com a conclusão das jogadas. "No jogo, fiquei muito incomodada com a finalização. O Palmeiras chegava muito perto, mas na hora de chutar a gol...", disse.

Para Lavieri, a própria característica de jogo do time deixa a sensação de que um centroavante seria a peça ideal para completar a engrenagem. "O Palmeiras tem esse estilo de volume e de toque de bola e, na hora de finalizar, falta um pouco. É um pouco de tudo. Há a questão da falta de um camisa nove e também de o Palmeiras ter dado um pouco mais de cruzamentos durante o jogo", observou.

Porém, o colunista do UOL fez uma ressalva: a entrada de um centroavante significaria a saída de um dos homens de frente, o que desmontaria todo o sistema armado pelo técnico Abel Ferreira e que tem se mostrado eficiente.

"Não é uma coisa tão rápida assim, de tirar um jogador e colocar um nove que vai passar a fazer gols. É questão de encaixar. Ninguém discorda que o Palmeiras precisa de um camisa nove. Mas, quando ele chegar, não será uma transição tão rápida. O Palmeiras tem esse estilo de jogo pelas pontas", finalizou Lavieri.

Não perca! A próxima edição da Live do Palmeiras será no domingo (6), logo após a partida contra o Guarani pelo Paulistão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Palmeiras no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.