Topo

OPINIÃO

Colunistas opinam: Athletico é a principal potência do Sul atualmente?

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

04/03/2022 11h31

Sem títulos internacionais ou nacionais desde 2018, quando o Grêmio faturou a Recopa, os times gaúchos voltaram a dar sinais de fraqueza no início da temporada 2022. Ambos acabaram eliminados da Copa do Brasil ainda na primeira fase: o Tricolor pelo Mirassol, na terça-feira (1), após derrota por 3 a 2; já o Internacional foi superado por 2 a 0 pelo Globo-RN, ontem (3).

Em contrapartida, o Athletico Paranaense segue em alta desde o fim da década passada. São sete títulos nas últimas quatro temporadas, sendo duas Sul-Americanas (2018 e 2021), uma Copa do Brasil (2019) e uma J. League/Conmebol (2019), além de três Estaduais (2018, 2019 e 2020) e alguns vices relevante, como da Copa do Brasil do ano passado.

Diante do protagonismo e da regularidade do Furacão no passado recente, fizemos a seguinte pergunta aos colunistas do UOL Esporte: O Athletico é a principal potência do Sul atualmente? Confira as respostas:

O Athletico é o time do Sul em melhor fase, mas ainda muito restrito à Curitiba no seu alcance, e sem o histórico vencedor de equipes como Inter e Grêmio. Para se tornar potência, sem esse histórico, precisaria começar a vencer tudo, por alguns anos. Não é o caso, ainda.
ALICIA KLEIN

Pelos resultados mais recentes, sim. Mas algumas escolhas, como Alberto Valentim para o comando técnico e Maurício de Souza para auxiliar, são muito questionáveis em uma visão a longo prazo. Pode ser temporário e mais em função dos fracassos dos "vizinhos".
ANDRÉ ROCHA

O Athletico tem se mostrado bastante organizado e nos últimos anos é o time da região Sul que mais chega a grandes finais. Mas o Inter tem potencial este ano para ir mais longe se conseguir apagar o incêndio da eliminação da Copa do Brasil rapidamente.
DANILO LAVIERI

Se for não está nas mãos de quem pode mantê-lo como tal. Alberto Valentim não está à altura dos sonhos do Furacão.
JUCA KFOURI

Tem mostrado uma regularidade maior que os gaúchos Grêmio e Inter. O Athletico é um time que investiu lá atrás em infraestrutura, com estádio e CT modernos, e colhe até hoje esses frutos.
MARCEL RIZZO

O Atlhetico nunca será igual a Grêmio e Inter. Não tem torcida nem em Londrina. Está em melhor fase, mas é só.
MENON

Sim, hoje é! E o futebol gaúcho está perdendo a relevância e hoje é a sexta potência do Brasil, atrás dos times paulistas, cariocas, mineiros, cearenses e paranaenses.
MILTON NEVES

O Furacão é hoje o time mais forte do Sul. Mais do que se manter nessa posição, o grande desafio do Athletico é dar um salto e se colocar entre os mais fortes da Libertadores e do Brasileirão.
PERRONE

Não consigo ver o Athletico como potência. Mas, sim, diante da má fase de Inter e Grêmio, é o time mais forte do Sul.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Pode vir a ser. Mas precisamos ver se o time vai conseguir realizar um bom Brasileirão ou se vai focar apenas em competições de mata-mata, como em 2021. Mas tem tudo para ter uma temporada melhor que a dupla de Porto Alegre, Grêmio e Internacional.
RODOLFO RODRIGUES

É sem dúvidas o clube mais regular. Nas últimas temporadas foi o que menos oscilou e consegue manter estrutura, um elenco competitivo, salários em dia, faz boas vendas e contratações. Mas os picos de desempenho de Inter e Grêmio foram maiores em determinados anos. Mesmo com a dupla Grenal em baixa, não vejo o Furacão acima deles hoje. É algo momentâneo.
RODRIGO COUTINHO