Mentor de técnicos portugueses: 'brasileiro acha que sabe tudo de futebol'
"O grande problema do treinador brasileiro é achar que sabe tudo de futebol". A polêmica frase é de Jorge Castelo, mentor de técnicos como Paulo Sousa, do Flamengo, e Vitor Pereira, do Corinthians, e convidado do Bola da Vez desta semana. O programa vai ao ar amanhã (5), às 23h (de Brasília) no canal ESPN e na plataforma Star+, com apresentação de André Plihal e participações de Paulo Calçade e Bruno Andrade.
No programa, o treinador português falou, entre vários assuntos, sobre os técnicos brasileiros e o motivo de eles estarem em baixa no mercado.
"Eu pensei: será que seria possível replicar as ideias que tínhamos aqui na Europa, principalmente no futebol português, aí no Brasil? Nós falamos a mesma língua, apenas algumas palavras são diferentes. Eu insisti com a Confederação Brasileira de Futebol", iniciou.
"Os treinadores brasileiros não são menos inteligentes que os treinadores portugueses, nem franceses, nem ingleses, nem nada. O grande problema do treinador brasileiro é achar que sabe tudo de futebol, que não tem mais o que aprender. Quando nós pensamos que temos a verdade toda, não queremos descobrir o desconhecido", acrescentou.
Treinador de futebol desde a década de 1980, Jorge Castelo tem 65 anos e passou por vários times de Portugal, como Benfica e Gil Vicente. Ele é autor de diversos livros sobre métodos de treinamento, entre eles, "Concepção e Organização de 1100 Exercícios Específicos de Treino".
Além de ser exibido no Star+, o Bola da Vez fica disponível na plataforma para quem quiser acompanhar o programa em outro horário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.