Topo

Vítor Pereira revela carinho por seleção brasileira e diz que chorou em 82

O técnico Vítor Pereira durante coletiva de apresentação no Corinthians - Reprodução/Corinthians TV
O técnico Vítor Pereira durante coletiva de apresentação no Corinthians Imagem: Reprodução/Corinthians TV

Colaboração para o UOL

04/03/2022 12h48

Novo treinador do Corinthians, o português Vítor Pereira nem estreou oficialmente em uma partida, mas já vem conquistando o carinho, confiança e criando empolgação na fiel torcida. Em uma longa entrevista para a Corinthians TV, canal oficial do clube no YouTube, o treinador contou um pouco da visão de futebol e histórias pessoais.

Ao receber a camiseta especial do Corinthians em homenagem ao Doutor Sócrates, Pereira relembrou que chorou quando a seleção brasileira foi eliminada da Copa do Mundo de 1982. "Eu me lembro de um jogo na Copa do Mundo de 82, quando o Brasil tinha um super time, jogava um super futebol. Eu era pequeno, lá no nosso bairro... Hoje, Portugal é uma seleção forte, mas a nossa segunda seleção sempre foi a brasileira. E nesse dia, chorei quando Paolo Rossi [eliminou o Brasil]. Lembro do Sócrates e não só o Sócrates, era uma quantidade de jogadores de uma qualidade fantástica", revelou o treinador.

Rossi - Mark Leech/Offside/Getty Images - Mark Leech/Offside/Getty Images
Paolo Rossi, da Itália, e Toninho Cerezo, do Brasil, na Copa do Mundo de 1982
Imagem: Mark Leech/Offside/Getty Images

Hoje com 53 anos, o novo treinador alvinegro era apenas um garoto, com 13 anos em 1982 quando aconteceu o jogo que ficou conhecido como "Tragédia do Sarriá", os três gols de Paolo Rossi e a derrota que eliminaria a seleção brasileira da Copa do Mundo. Sócrates e Falcão marcaram para o Brasil, mas não foi suficiente e a Itália avançou. A seleção italiana ainda seria campeã do mundo naquela oportunidade.

Um dos maiores ídolos da história do Corinthians, Sócrates era o capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982 e formava o meio de campo histórico, com Falcão e Zico, na equipe comandada por Telê Santana. A seleção de Portugal não disputou aquela edição do Mundial.

Após assistir à vitória do Corinthians sobre o Bragantino por 1x0 e comandar a semana de trabalho no CT Joaquim Grava, o primeiro desafio de Vítor Pereira será um Majestoso, clássico contra o São Paulo, amanhã às 16h30, no Morumbi. O treinador foi apresentado e concedeu sua primeira coletiva de imprensa na tarde de hoje.