Topo

Grêmio

Rival do Grêmio é berço de Roger e último campeão gaúcho fora dupla Gre-Nal

Roger Machado, técnico do Grêmio, revê o Novo Hamburgo - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Roger Machado, técnico do Grêmio, revê o Novo Hamburgo Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/03/2022 04h00

Terceiro colocado do Campeonato Gaúcho, o Novo Hamburgo por si só costuma ser um adversário importante no Estadual. O time do Vale dos Sinos tem muito a se orgulhar de seu passado recente. Berço de Roger Machado, que hoje estará do lado oposto do campo, comandando o Grêmio, o Anilado é o último campeão gaúcho fora da dupla Gre-Nal. A partida de hoje (5) começa às 16h30 (de Brasília).

O Novo Hamburgo pode não ter sido o primeiro time treinado por Roger, que começou a carreira de técnico pelo Juventude, mas foi no estádio do Vale que o ex-lateral esquerdo chamou atenção do Tricolor e fez por merecer sua oportunidade como técnico efetivo — já que antes havia sido interino e auxiliar no Grêmio.

A passagem pelo Nóia foi em 2015. Depois de boa primeira fase do Gauchão, o confronto com o Grêmio se apresentou nas quartas de final do torneio. O time de Roger fez ótimo jogo na Arena, empatou em 1 a 1, só caiu nas cobranças de pênaltis. Ali ficou evidente que ele estava pronto para mudar de patamar, e foi o que aconteceu em seguida com sua chegada ao clube pelo qual tinha brilhado como jogador por tantos anos.

Dois anos depois, um novo encontro também merece referência nessa história. Em 2017, o Grêmio, já treinado por Renato Gaúcho — que sucedeu Roger e conseguiu anos de sucesso — teve pela frente a mesma equipe pela semifinal do Gauchão. E o inesperado aconteceu.

O time então treinado por Beto Campos foi valente contra o atual campeão da Copa do Brasil. Depois de dois empates em 1 a 1, a classificação foi decretada nos pênaltis.

E a glória não parou ali. Na final, contra o Inter, depois de mais dois empates, também nas cobranças, o Novo Hamburgo ficou com a taça. Foi a última vez que uma equipe fora da dupla Gre-Nal conquistou o Gauchão, algo que não acontecia desde 2000, quando o título ficou com o Caxias, então comandado por Tite, atualmente à frente da seleção brasileira.

Hoje (5), o ambiente é bem diferente. O jogo não tem caráter eliminatório, vale pela primeira fase do Estadual. Se vencer, o Grêmio confirma matematicamente vaga na semifinal. Mas certamente será um duelo especial para Roger, que viveu a glória dos dois lados, e voltou ao Tricolor impulsionado pelo Anilado.

Grêmio