Topo

Barcelona vira fora de casa e sobe para terceiro no Campeonato Espanhol

Ferrán Torres iniciou a reação do Barcelona fora de casa contra o Elche - Aitor Alcalde/Getty Images
Ferrán Torres iniciou a reação do Barcelona fora de casa contra o Elche Imagem: Aitor Alcalde/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/03/2022 14h11

Foi um jogo bastante complicado, mas o Barcelona virou e venceu o Elche por 2 a 1 nesta tarde de domingo. A partida teve os gols de Fidel, para os donos da casa, Ferrán Torres e Memphis Depay (de pênalti), para o time catalão. Com o resultado, o Barça chega ao 11º jogo seguido sem perder em La Liga e sobe para a terceira colocação do Campeonato Espanhol.

Agora com 48 pontos, o Barcelona segue distante do líder Real Madrid, que tem 63, mas já abre dois de frente para o Bétis, quarto colocado. Com o título improvável, o time segue sua busca por uma vaga entre os quatro melhores times e que levaria para a disputa da próxima Champions League.

Barcelona esbarra em bloqueio e criação vai mal

Apesar de ter mais a bola, o Barcelona teve pela frente um time muito compacto e que dificultou muito seu setor criativo. A equipe da Catalunha martelou, mas só encontrou suas melhores chances em lances de transição rápida e contra-ataques. Primeiro na tentativa de cobertura de Dembélé que o goleiro Badía desviou. De Jong pegou a sobra dentro da pequena área, mas Diego González evitou o gol praticamente em cima da linha. Badía também salvou o Elche em uma nova defesaça após escapada e chute colocado de De Jong.

Pedri vacila e dá assistência para gol do Elche

O Elche priorizou a solidez defensiva e pouco agrediu o Barça no primeiro tempo. E quando o objetivo principal parecia dar certo, o time ainda ganhou um presentão de Pedri. A joia do Barça tentou cortar a bola no meio do campo, mas acabou dando um passe para Fidel na entrada da área. O camisa 16 apareceu nas costas da zaga e bateu cruzado para abrir o placar.

Ferrán Torres empata, mas fica devendo nas finalizações

Promovido ao jogo no lugar de Gavi, Ferrán Torres entrou no segundo tempo e deixou tudo igual aos 15 minutos, aproveitando um desvio de Alba que matou a zaga do Elche. Mas pouquíssimo tempo depois, ele teve a chance de virar ao receber (de novo) livre na área, mas exagerou na força e finalizou por cima. Em outra invasão na grande área, Ferrán voltou a parar no goleiro adversário, que fez a defesa com os pés. Responsável por iniciar a reação, o atacante acabou terminando o jogo chamando mais atenção pelas variadas chances perdidas.

VAR decide nos últimos minutos e Barça vira o jogo

Melhor em campo e martelando em busca da virada, o Barcelona contou com a ajuda do VAR para virar o jogo. Depois que a bola desviou no braço de Barragán, Memphis Depay foi para a cobrança e marcou o segundo. Também no apagar das luzes, o Elche pediu um pênalti ao ver a bola tocar o braço de Alba dentro da área. Desta vez, o árbitro mandou o jogo seguir. 2 a 1 placar final.