Topo

Carioca - 2022

Botafogo deslancha no fim, goleia Volta Redonda e assume 3ª colocação

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

07/03/2022 21h31Atualizada em 07/03/2022 23h41

Classificado às semifinais do Campeonato Carioca, o Botafogo encarou o Volta Redonda na noite de hoje (7), no Nilton Santos, e venceu por 5 a 0. O resultado foi construído com gols dos zagueiros Carli, Mezenga, Rikelmi e Erison, duas vezes.

Com o triunfo, o Alvinegro foi a 19 pontos e chegou à terceira colocação, ultrapassando o Vasco, que tem o mesmo número de pontos, mas perde no "gols pró". Já o Voltaço, com apenas cinco pontos, é o lanterna.

Na próxima e última rodada da Taça Guanabara, o Glorioso visita o Audax, enquanto o Volta Redonda encara a Portuguesa-RJ como visitante.

Em um começo fulminante, o Botafogo abriu o placar com Carli, mas o ritmo caiu e o Volta Redonda tentou equilibrar as ações, sem criatividade. No segundo tempo, após algumas chances desperdiçadas, a bola parada voltou a funcionar para o Alvinegro e Mezenga ampliou. Nos minutos finais, Rikelmi fez o terceiro, Erison o quarto e o quinto.

Quem foi bem - Rikelmi

O jovem jogador teve boa movimentação e foi um dos mais ativos do Botafogo, participando bem de algumas jogadas perigosas, principalmente no primeiro tempo. Nos minutos finais, marcou o dele.

Quem foi mal - Barreto

Teve dificuldades, assim como Kayque, na saída de bola, o que prejudicou o andamento da equipe em alguns momentos.

Estrangeiro com mais jogos

Titular contra o Volta Redonda, o zagueiro Joel Carli completou 180 jogos pelo Botafogo e igualou a marca do também argentino Fischer como estrangeiro com mais partidas pelo Alvinegro. "El Lobo" defendeu o Glorioso entre 1972 a 1976 e é apontado como um dos ídolos do clube. Ele morreu em 2020.

'El Capitán', por sua vez, chegou a General Severiano em 2016 e está na segunda passagem pelo Botafogo, após defender brevemente o Aldosivi, da Argentina. Ele utilizou uma camisa com um selo especial e, inclusive, abriu o placar contra o Voltaço.

Desempenho do Botafogo

Com o quarteto formado por Raí, Luiz Fernando, Rikelmi e Matheus Nascimento, a equipe demonstrou boa movimentação no setor ofensivo, mas tinha falhas na ligação entre os setores. Esse, inclusive, foi um dos pontos que ajudou na queda de rendimento do time, após uma blitz inicial. Com Barreto e Kayque sem características de construção, em alguns momentos o meio de campo não conseguiu avançar da forma esperada.

Nos minutos finais, com sangue novo, a equipe de Lucio Flávio soube aproveitar os espaços e marcou três gols, transformando a vitória em goleada.

Desempenho do Volta Redonda

O Volta Redonda começou o jogo em um ritmo abaixo, e foi dominado. Após a parada técnica, apresentou melhorar, mas sem forças para uma reação. No decorrer do segundo tempo, o Voltaço tentou aproveitar o fato de o Botafogo ter abaixado as linhas de marcação, e chegou a mudar de esquema tático, mas, ainda assim, não houve uma mudança brusca.

A equipe se desencontrou na marcação próximo ao fim do jogo, principalmente pelo lado esquerdo, e cedeu espaços que fizeram o Botafogo ampliar, e muito, a vantagem no placar.

Cronologia

Gol em noite especial

O Botafogo começou o jogo ligado no 220V, "empurrando" o adversário e demonstrando intensidade. Uma das oportunidades criadas foi em cobrança de escanteio de Daniel Borges, que Carli apareceu e mandou para o fundo da rede, em noite que fez 180 jogos pelo clube (veja mais acima).

Pressão

Após o gol, o Alvinegro tinha mais posse de bola e manteve o ritmo. O próprio Carli quase conseguiu ampliar a vantagem. O Voltaço, por sua vez, encontrava muitas dificuldades em chegar ao setor ofensivo.

Mudança

Depois da parada técnica, o cenário do duelo mudou um pouco e o Glorioso já não mostrava o mesmo ímpeto. O Volta Redonda, então, tentava "gostar" do jogo e o gol de empate, mas não conseguiu achar muitos espaços.

Assim não, Matheus!

O jovem Matheus Nascimento teve a chance de fazer o segundo após receber bom passe de Rikelmi. Ele cortou para dentro e driblou o goleiro Vinícius Dias. Ao tentar uma nova finta sobre o camisa 1 adversário, perdeu a bola.

Gatito pega

O segundo tempo começou morno, com os times sem muita criatividade e empolgação. A primeira jogada mais perigosa foi do Volta Redonda, aos 12 minutos, quando, após bate-rebate, Alemão mandou para o gol, mas Gatito fez a defesa.

Botafogo quase amplia

Em uma das investidas de contra-ataque, o Botafogo quase conseguiu fazer o segundo. Raí avançou, segurou e rolou para Luiz Fernando, que bateu por cima do goleiro, mas Júlio Amorim apareceu para salvar. Posteriormente, Raí acionou Luiz Fernando novamente. Ele cruzou, a bola desviou e quase encobriu o goleiro Vinícius Dias.

Gol de zagueiro, de novo

A bola parada voltou a funcionar para o Botafogo. Em nova cobrança de escanteio, Mezenga, que entrou na vaga de Carli, balançou a rede.

Tempo fechou

Pouco após o jogo recomeçar, jogadores dos dois times se estranharam, mas a turma do "deixa disso" chegou para acalmar os ânimos.

Quase o terceiro

Luiz Fernando virou para Rikelmi, que avançou e toca para a área. A bola bateu em Jonathan e sobrou de volta para Luiz Fernando, que bateu para a boa defesa de Vinícius Dias.

Rikelmi faz o dele

Já nos minutos finais, Romildo fez boa jogada pela direita, avançou à linha de fundo e tocou para trás. Rikelmi bateu de primeira e fez o terceiro do Botafogo.

Entrou e fez, duas vezes

Erison entrou e precisou de poucos minutos em campo para fazer o quarto do Alvinegro no jogo. A torcida ainda celebrava, e ele fez o quinto.

Primeiro jogo com novo dono

O confronto com o Volta Redonda pode ser considerado o primeiro de John Textor à frente do departamento de futebol do Botafogo. Algumas mudanças realizadas pelo empresário já haviam acontecido, mas a compra da SAF foi concluída na última quinta-feira.

Patrocínio anunciado

Mais cedo, o Botafogo anunciou a Champion Watch, marca de relógios do Grupo Magnum, como nova patrocinadora. A logomarca da empresa, estampada em preto e branco na omoplata da camisa, estreou hoje.

De acordo com comunicado do Alvinegro, a parceria "vai até o mês de abril deste ano. Posteriormente, o patrocínio seguirá ativo e atacará novas frentes juntamente ao Grupo Magnum".

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 5 X 0 VOLTA REDONDA

Competição: Campeonato Carioca
Local: Estádio Nilton Santos
Dia: 7 de março de 2022, segunda-feira
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Felipe da Silva Gonçalves Paludo
Assistentes: Gabriel Conti Viana e Daniel de Oliveira Alves Pereira
Cartões amarelos: Kayque, Matheus Nascimento (BOT); Tinga, Bruno Barra, Júlio Amorim, Luiz Paulo (VOL)
Cartões vermelhos:
Gol: Joel Carli, do Botafogo, aos 10'/1ºT; Mezenga, do Botafogo, aos 30'/2ºT; Rikelmi, do Botafogo, aos 42'/2ºT; Erison, do Botafogo, aos 45'/2ºT; Erison, do Botafogo, aos 47'/2ºT

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Daniel Borges (Vitor Marinho), Joel Carli (Mezenga), Kanu, Jonathan Silva; Barreto, Kayque (Romildo) e Raí (Juninho); Luiz Fernando, Rikelmi e Matheus Nascimento (Erison). Técnico: Lucio Flávio (interino)

VOLTA REDONDA: Vinícius Dias, Júlio Amorim, Eduardo Grasson, Alemão e Luiz Paulo; Bruno Barra, Bruno Gallo (Evertton) e Tinga (Romarinho); Pedrinho, Lelê (Mattos) e MV. Técnico: Wilson Leite (interino)