Topo

Botafogo

Botafogo vê joia da base e reforço colocarem ataque à frente dos rivais

Erison, do Botafogo, comemora gol marcado sobre o Volta Redonda, pelo Carioca - ANDRÉ FABIANO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Erison, do Botafogo, comemora gol marcado sobre o Volta Redonda, pelo Carioca Imagem: ANDRÉ FABIANO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

08/03/2022 04h00

Com um elenco ainda aguardando por reforços, após a transição para a SAF, o Botafogo chega à última rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, com o melhor ataque da competição, e dois nomes, talvez improváveis, entre os artilheiros: o joia da base Matheus Nascimento, e o reforço Erison.

Com 22 gols, o Alvinegro tem um a mais que o Flamengo, e seis a mais que Vasco, quarto colocado, e Fluminense, que foi o campeão desta primeira parte da competição no último sábado.

Tendo de obedecer alguns passos burocráticos até que John Textor assumisse o departamento de futebol, o Glorioso entrou na competição após uma janela mais modesta que a dos rivais.

Logo após o empate com o Boavista, na estreia no torneio, o então técnico Enderson Moreira classificou o momento como "terrível" e apontou atrasos do Botafogo no mercado.

No decorrer do Carioca, a equipe viveu altos e baixos. Neste meio do caminho, porém, viu Matheus Nascimento, cria da base e que gera grande expectativa na torcida, desencantar na temporada e entrar na briga pela artilharia, se tornando um xodó ainda maior.

Além disso, Erison, que fez uma boa Série B pelo Brasil de Pelotas, mas, ainda assim, chegou sob desconfiança, agora parece lutar por espaço nas graças da torcida. Ele, inclusive, ganhou apelido dos alvinegros e passou a ser chamado de "El Toro", pela força física que demonstra ter nas disputas pela bola.

Os dois, até aqui, juntos têm três assistências e marcaram cinco gols cada, empatados com Gabigol, do Flamengo, Nenê e Raniel, do Vasco. No Fluminense, há no elenco Fred e Cano, nomes balados do setor.

"Tudo isso que eles estão vivendo aqui, para muitos é o primeiro momento de carreira deles e, por isso, mais ainda deve ser valorizado. Você vê que são jovens jogadores que, em determinados momentos, às vezes por ansiedade e querendo acertar cometem erros. E isso é normal porque todo jovem acaba passando por isso. Nós só precisamos reforçar e mandar nesse sentido uma conversa com eles de confiança. Eles precisam confiar no potencial deles. Hoje foi um jogo que conseguimos esse número expressivo de gols e até dirigimos o melhor ataque da competição nesse momento. É algo para estarmos valorizando, principalmente o trabalho dos atletas. Eles são os responsáveis por tudo isso", disse o técnico interino Lucio Flávio.

E por falar em reforços, o Botafogo vive a perspectiva de anunciar novos nomes em breve. A conclusão dos trâmites para a SAF foram concluídos na última quinta-feira, e há conversas bem adiantadas com o zagueiro Philipe Sampaio, que estava no Guingamp, da França, e o meia Lucas Piazon, do Braga, de Portugal

Textor não esconde a vontade de ter um reforço de peso para a disputa do Brasileiro, e Cavani é um sonho do investidor, que é fã declarado do uruguaio.

Botafogo