Topo

Cartão Vermelho

Programa de Juca Kfouri e José Trajano no Canal UOL


OPINIÃO

Cartão Vermelho #1: Juca e Trajano escolhem entre Vinicius Júnior e Neymar

Do UOL, em São Paulo

08/03/2022 16h45

No programa de estreia do Cartão Vermelho #1, no Canal UOL, a dupla José Trajano e Juca Kfouri contou sobre a paixão que cada um deles teve pelo Fluminense, comentou os episódios de violência no futebol brasileiro, além do México, na última semana e também passou por Liga dos Campeões, em especial pelo confronto entre Paris Saint-Germain e Real Madrid.

Entre os dois clubes que protagonizam o confronto mais esperado da semana no futebol europeu, qual o jogador brasileiro que eles escolheriam para seus devidos times, Neymar ou Vinícius Júnior?

"Eu vou dizer uma coisa que você talvez me chame de herege. Mas eu olhando para este jogo, me coloquei a seguinte questão: se eu tivesse que escolher hoje para o meu time entre Vinícius Júnior e Neymar, eu escolheria o Vinícius Júnior", diz Juca.

"Pensando para a frente, o Vinícius Júnior. Agora, tem que ver também o seguinte, o Vinícius Júnior do Real arrebenta, na seleção não aconteceu isso ainda, teve lampejos, alguns lampejos nas poucas oportunidades também que teve", responde Trajano.

Outro aspecto é em relação a outro protagonista do duelo, que tem sido em alguns momentos ofuscado, que é o argentino Lionel Messi, o dono da camisa 30 no clube parisiense.

"O que está acontecendo com ele, será que é um jogador que já está em declínio? Será que o fim da carreia está se aproximando? Será que não tem mais tanto prazer ou talvez não consiga realizar mais o que conseguia? É o mesmo fenômeno que acontece um pouco com o Cristiano Ronaldo, que é mais velho do que o Messi", questiona Trajano.

"Quando eu olho para o Messi, eu me lembro sempre de um velho título que a gente fez em Placar, quando o Pelé estava já começando o seu declínio, que levou anos, e o título era 'olhem bem, que está acabando'. Eu acho que o Lionel Messi é um pouco isso, tem que olhar cada jogo dele porque a gente nunca vai saber quando será exatamente que ele vai dizer 'chega'", afirma Juca.

Cartão vermelho para Mamãe Falei!

O episódio da última semana do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), no qual falou que as mulheres ucranianas eram 'fáceis porque são pobres' não foi perdoado por Juca Kfouri e José Trajano, que deram a ele o cartão vermelho da semana, além de recomendarem a carta do jornalista Jamil Chade sobre a condição feminina na guerra e na paz.

"O que ele falou sobre as mulheres ucranianas é perfeitamente adequado ao que é o tal do MBL, a que é quem ele apoiou para a presidência, quem apoiou para governador de São Paulo, estamos falando de Bolsonaro e Doria, quem ele apoiou até ontem, senhor Sergio Moro", diz Juca.

"Quanto espaço se deu a esse MBL, que tem ele, tem aquele Kim Kataguiri, que acha tudo bem ter um partido nazista no Brasil, tem esse maluco, esse outro Renan. Formam todos uma cultura que redundou no que redundou de 2013 para cá no Brasil, a politica do ódio, do desentendimento, que redundou em Joice Hasselman, hoje arrependida, mas tanta gente que a gente que a gente olha e fala: mas abriram o hospício, com o é que o Brasil pode votar nessa gente?", completa.

Em seu comentário, também abordando o caso de Arthur do Val, Trajano afirma que o presidente Jair Bolsonaro (PL) deve perder a eleição deste ano, mas não acredita no fim do bolsonarismo.

"O que me espanta nessa história toda, o Bolsonaro vai perder a eleição, mas o bolsonarismo não vai terminar, vai continuar e essa gente vai continuar, eu não sei com qual tamanho, porque o tamanho deles ficou muito grande, esse Mamãe Falei teve quase 500 mil votos, é o Morumbi lotado até o topo vezes sete, é assustador", conclui.

Esporte é cultura!

Juca e Trajano também fazem duas indicações culturais no quadro Esporte é Cultura, com a série Glória, na Netflix, além de 'Elza e Mané', do Globoplay, que conta a história de amor entre a cantora Elza Soares e o jogador de futebol Garrincha.

"É uma beleza de minissérie até porque conta a história da cantora do milênio e daquele que para mim é o segundo maior jogador da historia do futebol mundial, o Garrincha", diz Juca.

"Curioso que a Elza dá o depoimento mas morre antes de ver o documentário pronto e deu o depoimento pouco antes da morte dela. Eu gostei, me emociono e fico triste também, o final melancólico do Garrincha, tentando se reerguer", completa Trajano.

O Cartão Vermelho vai ao ar todas as terças-feiras, ao vivo, às 15h, no Canal UOL, no Youtube do UOL Esporte e nas redes sociais, além de também ficar disponível nas principais plataformas de podcast.