A Fifa autorizou ontem (7) a possibilidade de suspensão dos contratos até 30 de junho dos jogadores estrangeiros que atuam na Ucrânia e na Rússia, países que estão em guerra há quase duas semanas. Foi criada uma janela de transferência especial para esses atletas, por quatro semanas até 7 de abril, e eles podem jogar em qualquer clube do mundo, mesmo daqueles países que estão com suas janelas fechadas atualmente.
A decisão impacta mais de 200 jogadores, de várias nacionalidades, incluindo brasileiros como David Neres, Alan Patrick, Maycon e Pedrinho (ex-Corinthians). Dentre todos eles, os times brasileiros deveriam ir atrás de quem? Fizemos essa pergunta aos colunistas do UOL Esporte. Veja suas opiniões:
O que melhor se encaixar na necessidade de elenco e na relação custo/benefício, como deve ser com qualquer contratação. Mas, para citar nomes, não há dúvidas de que David Neres e Maycon fariam muito bem a qualquer grande time brasileiro.
ANDRÉ ROCHA
Todos cabem no futebol brasileiro. Todos, especialmente os 13 do Shakhtar Donetsk. A grande questão é perceber qual é a vantagem de, a princípio, ter um reforço apenas até junho. Vale mesmo a pena? Isso sem contar que muitos deles vão estar com a cabeça no futuro, porque sabem, e bem, que o Brasil é algo mesmo muito passageiro. Eu, muito honestamente, acho desnecessário qualquer acordo curto por parte dos clubes brasileiros. O cenário passa ser mais atraente e compreensível - para os dois lados - com eventuais empréstimos até dezembro.
BRUNO ANDRADE
Há alguns nomes interessantes, mas os principais terão ofertas melhores da Europa provavelmente após essa exceção da Fifa, como no caso de David Neres. Além disso, cada clube precisa analisar a necessidade de contratar alguém apenas até o meio do ano. Eu ficaria de olho em Dodô, Maycon e Fernando.
DANILO LAVIERI
David Neres, Maycon, Dodô e Pedrinho: são muitas as opções. Só não acho que seja simples a readaptação e a angústia de não saber o passo de amanhã numa carreira tão curta como a de jogador de futebol.
MARÍLIA RUIZ
Eu gosto de Maycon e David Neres. Valem o esforço para contar com eles por seis meses.
MENON
O melhor é David Neres. Se o São Paulo vencer a forte concorrência com o mercado europeu, ele tem tudo para fazer grande dupla com Calleri e vai mudar o patamar da equipe de Rogério Ceni.
MILTON NEVES
Depende da necessidade de cada clube. Mas, entre os que voltaram, quem tem mais qualidade é David Neres.
PERRONE
De todos os brasileiros que atuam na Ucrânia, o mais pronto e decisivo é David Neres. No entanto, ele é também aquele que mais possui mercado na Europa e, portanto, dificilmente jogará aqui até o meio do ano. Dos alvos mais viáveis, Maycon, Dodô e Tetê seriam reforços de primeiríssimo nível para qualquer clube nacional.
RAFAEL REIS
Os principais jogadores que estão lá são David Neres, Pedrinho e Maycon, que caberiam em qualquer time daqui. Depois, temos jovens que se destacaram por lá como o lateral Dodô, o zagueiro Vitão e o atacante Tetê.
RODOLFO RODRIGUES
São muitas as boas opções, principalmente os atletas que jogavam no Shakhtar. Depende da demanda de clube nas partes técnicas e táticas, mas a questão financeira é importante. O salário deles não é baixo e poucos clubes do Brasil teriam a possibilidade de acrescentá-los em suas folhas. Há nomes mais viáveis e de bom nível, como Pedrinho, Marcos Antônio e Junior Moraes.
RODRIGO COUTINHO
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.