Topo

Palmeiras

Abel Ferreira compara esquema com três zagueiros a fazer amor

Abel Ferreira, do Palmeiras - Marcello Zambrana/AGIF
Abel Ferreira, do Palmeiras Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/03/2022 16h06

Entusiasta da formação com três zagueiros - escolhida em vários jogos do Palmeiras -, Abel Ferreira fez uma comparação curiosa em um trecho do livro "Cabeça Fria, Coração Quente", recém-lançado pela editora Garoa Livros. O treinador português comparou as variações do esquema com o ato de fazer amor.

A comparação é simples. Assim como se pode fazer amor em vários lugares e de várias maneiras, também se pode construir uma defesa com três jogadores de jeitos diferentes - com um meio-campista recuado, um lateral deslocado ou mesmo com três zagueiros de origem, por exemplo.

"A construção da defesa com três jogadores é como fazer amor. Às vezes é na cozinha, outras na sala, outras no quarto, outras no banho. Mas é sempre com o mesmo objetivo", escreve Abel Ferreira.

"Na construção a três da nossa equipe, também é assim: às vezes com o lateral baixo, às vezes com o meio-campista a entrar no meio ou ao lado dos centrais, outras vezes com três zagueiros... Só mudam os jogadores. Porque a ideia é sempre a mesma: construir a três e garantir mais fluidez na construção e segurança no momento de perder a bola", destaca.

Presente para os funcionários

Ontem, no dia do lançamento do livro, Abel Ferreira e a comissão técnica palmeirense presentearam todos os funcionários do clube com um exemplar autografado.

Os lucros da comercialização do livro que caberiam à comissão técnica palmeirense será destinada ao Instituto Ayrton Senna e à ONG Amigos do Bem.

Palmeiras