Topo

Adidas retira bola da Champions com cores de cidade russa após guerra

Cristiano Ronaldo e Savic brigam pela bola durante Atlético de Madri x Manchester United, válido pelas oitavas da Champions - Javier Barbancho/Reuters
Cristiano Ronaldo e Savic brigam pela bola durante Atlético de Madri x Manchester United, válido pelas oitavas da Champions Imagem: Javier Barbancho/Reuters

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/03/2022 08h56

A Adidas retirou a bola da Liga dos Campeões que levava as cores de São Petersburgo, cidade russa que receberia a final desta edição da Champions, após os ataques e invasões da Rússia à Ucrânia.

O modelo 'Adidas São Petersburgo' foi apresentado no dia 1º de dezembro do ano passado e foi inspirado na arquitetura da cidade. A homenagem veio através de seus grafismos e às famosas 'Noites Brancas' da cidade.

"Como empresa, condenamos veementemente todas as formas de violência e nos solidarizamos com aqueles que pedem paz", disse a Adidas em comunicado. Nossos pensamentos e orações estão com o povo da Ucrânia e todos os afetados neste momento difícil. Foi decidido retirar a bola atual da final da UEFA Champions League da competição com efeito imediato", disse a empresa de material esportivo em um comunicado.

Todos os jogos de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões já foi com uma bola toda branca, sem os detalhes que homenageavam a cidade russa.

Por conta dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, a Uefa decidiu mudar o local da final desta edição da Champions League. Anteriormente marcada para acontecer em território russo, na Gazprom Arena, em São Petersburgo, a final será jogada no Stade de France, em Paris, no dia 28 de maio.