Topo

OPINIÃO

Brino: 'Chegada de Fabián Bustos ao Santos motivou o elenco'

Do UOL, em São Paulo

09/03/2022 04h00

Fabián Bustos teve uma estreia das mais marcantes pelo Santos. Em seu primeiro jogo no comando do Peixe, o treinador viu a equipe se classificara para a terceira fase da Copa do Brasil ao eliminar o Fluminense-PI nos pênaltis, após um sofrido empate por 1 a 1 no tempo normal. Apesar de flertar com um vexame no Piauí, o time deu sinais de reação com a chegada do argentino.

Na Live do Santos, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Peixe, os jornalistas Gabriela Brino e Maurício Barros conversaram sobre os primeiros dias de trabalho do treinador na Vila Belmiro. Eles destacaram algumas mudanças promovidas pelo argentino e como foi a reação do elenco à chegada dele.

"De uma forma geral, o elenco gostou muito do treino do Bustos. Ele pega muito no pé na questão de parar e explicar. Ele não deixa a coisa acontecer e só observa. Ele para bastante o treino, refaz a instrução e é muito individualista, conversando bastante. Alguns disseram que lembra muito o treino do [Jorge] Sampaoli", comentou Brino, referindo-se ao treinador que comandou o Peixe em 2019.

A repórter do UOL também destacou uma mudança na rotina dos jogadores, com os treinos realizados agora no período da manhã, e não mais à tarde. "É um treino muito técnico, intenso. Ele mudou o horário do treino. O Santos costumava treinar à tarde e, agora, começou a treinar às 8h. Bustos justificou dizendo que o horário da manhã é mais fresco, com sol menos intenso, e você se cansa menos e tem mais disposição física. Os jogadores vêm de uma forma mais disposta e conseguem fazer um treino mais tranquilo", avaliou.

O trabalho com os jovens revelados pela base do Santos também foi um ponto positivo destacado por Brino. "Bustos está dando uma atenção maior aos jovens. Ele já havia comentado que daria essa atenção especial aos meninos, pois sente que eles estão realmente pressionados. Ele também queria trazer mais intensidade ofensiva para esse time, basicamente resgatando o DNA dessa equipe", disse.

Brino também chamou a atenção para outra característica do treinador: a preocupação em se tornar alguém próximo aso atletas, não apenas em questões esportivas. "Ele é muito atencioso e gosta de conversar com os jogadores individualmente. Não apenas sobre o treino, mas também para conhecê-los um pouquinho, para trazer mais perto e blindar, mesmo que de forma indireta, esse elenco, que está cada vez mais exposto", finalizou.

Não perca! A próxima edição da Live do Santos será no domingo (13), logo após o clássico contra o Palmeiras pelo Paulistão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Santos no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.