Topo

Colunistas opinam: até que ponto vale esforço do Palmeiras para ter Pedro?

Pedro treina na academia do CT do Flamengo - Alexandre Vidal/CRF
Pedro treina na academia do CT do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal/CRF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

09/03/2022 11h51

O Palmeiras quer Pedro, do Flamengo, e a novela em torno da negociação agita os torcedores. Segundo apurou a coluna Mercado da Bola do UOL Esporte, a insistência do clube alviverde para ter o atacante levou o rubro-negro a sinalizar uma contraproposta bombástica: 25 milhões de euros (R$ 138 milhões) e Patrick de Paula e Gabriel Menino como "moedas de troca" na negociação.

Inicialmente, o Verdão propôs pagar 20 milhões de euros (R$ 110 milhões) por 80% dos direitos econômicos do atacante e também incluir Menino, que atua como lateral e volante, em definitivo no negócio. Porém, não houve acerto. Nos bastidores, os paulistas admitem que ainda não jogaram a toalha. Já pelo lado rubro-negro, o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, coloca o tema como 'assunto encerrado'.

Dentro desse contexto, acionamos os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte questão: até que ponto vale o esforço do Palmeiras para ter Pedro? Confira as respostas:

Não me parece que o Flamengo esteja, de fato, considerando reforçar o seu maior rival. Nenhum dos números aventados até agora parece realista, ainda que Pedro fosse cair como uma luva no elenco alviverde. Fica difícil saber o que quer o próprio Pedro, que não se manifesta e que, como tantos jogadores, acaba alijado de um processo que, mais do que a qualquer um dos clubes, afetará a sua vida e carreira. Para mim, outro questionamento a ser feito é: qual o plano B do Palmeiras, no Brasil?
ALICIA KLEIN

É um negócio. Fez uma sondagem, depois proposta oficial recusada. O Flamengo é um dos grandes concorrentes nacionais e sul-americanos, também estável economicamente. Não vai querer vender para enfraquecer o próprio elenco e reforçar um já poderoso rival. Tá na hora do Palmeiras partir para outra.
ANDRÉ ROCHA

Eu toparia fazer o negócio por até 20 milhões de euros e envolvendo Gabriel Menino. Pedro tem potencial e é atacante com características raras no futebol brasileiro. A equação com Patrick de Paula já fica cara demais.
DANILO LAVIERI

Pedro vale qualquer esforço, mas acho que o Flamengo sabe disso e será enorme derrota fortalecer o rival.
JUCA KFOURI

Pelo jogador que é, vale qualquer esforço. O problema é que me parece que a diretoria do Palmeiras está jogando para a torcida, que tem cobrado o 9. O Flamengo não vai negociar Pedro para um de seus principais rivais na atualidade, só se o Palmeiras pagar a multa. Então é aquela notícia que ilude o torcedor e desvia o foco de a direção não contratar um centroavante. Se tem bala para pagar 20, 25 milhões de euros no Pedro, não vejo como até agora não conseguiu um centroavante de qualidade.
MARCEL RIZZO

Pedro vale a busca e a negociação. Não vale a birra. Não vale o esgarçamento das relações dos clubes até respingar no jogador, que tem agora um álbum "tá feliz, tá triste" nas capas de todos os portais e jornais. Uma conversa adulta para cessar essa novela para um lado ou para o outro seria interessante. Mas não vai acontecer?
MARÍLIA RUIZ

Eu acho que não vale a pena pagar os valores ventilados. O scout tem obrigação de conseguir um centroavante bom por muito menos. E o Palmeiras precisa recuperar Patrick de Paula.
MENON

A proposta feita pelo Verdão já atingiu o limite. A contraproposta do Flamengo foi indecente. Uma pena, pois nesse joguinho da diretoria rubro-negra o maior perdedor é o próprio Pedro, uma verdadeira Ferrari na garagem da Gávea.
MILTON NEVES

Melhor o Palmeiras mudar o foco. Os esforços em relação ao Pedro serão inúteis pois o Flamengo não o venderá para um rival direto. Está perdendo tempo.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Vale o esforço, sim. Se o clube tem condição financeira para contratar o atacante, deve, sim, insistir bastante. Pedro é um excelente jogador, capaz de ser convocado agora por Tite mesmo sendo reserva de Gabigol. É novo, pode jogar em alto nível pelo clube por uns três anos, virar ídolo e ainda ser vendido posteriormente. Não há centroavante bom, com essas características no mercado nacional.
RODOLFO RODRIGUES

Pedro seria titular e mudaria o nível do ataque do Palmeiras. Daria mais poder de definição e presença na área, mas não vale o valor oferecido inicialmente pelo clube, muito menos o que Flamengo teria pedido na contraproposta. Há dinheiro no clube para buscar centroavantes do mesmo nível ou melhores, mas gastando menos. Parece faltar criatividade ao clube nesta busca.
RODRIGO COUTINHO

Faz sentido o Palmeiras tentar um investimento alto em Pedro por ele dar retorno garantido no futebol nacional, o que é bem difícil de conseguir e desfalcaria um rival. Mas o clube já ofereceu 20 milhões de euros, o que seria a maior contratação entre clubes no Brasil, talvez a maior já feita por um time nacional, comparável a Tevez e Corinthians. E, ainda assim, foi recusado. Não sei se qualquer time brasileiro tem dinheiro para pagar mais do que isso, creio que não. Isso pode desgastar o Flamengo, mas o Palmeiras também está deixando de focar em outros alvos mais viáveis. E, no final, pode ficar sem centroavante.
RODRIGO MATTOS