Topo

Disputa de poder, brigas e viagem: polêmicas de CR7 desde retorno ao United

Cristiano Ronaldo começou a partida entre Manchester United x Burnley no banco e entrou só no 2° tempo - Craig Brough/Reuters
Cristiano Ronaldo começou a partida entre Manchester United x Burnley no banco e entrou só no 2° tempo Imagem: Craig Brough/Reuters

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/03/2022 04h00

A temporada 2021/22 para o torcedor do Manchester United começou em êxtase: os Diabos Vermelhos estavam repatriando Cristiano Ronaldo após 12 anos longe do Old Trafford. A expectativa era alta, poderia ser o ano em que o camisa 7 levaria o clube ao título do Campeonato Inglês — que não é conquistado desde a temporada 2012/13.

No entanto, a realidade não foi bem essa. Atualmente, a equipe comandada pelo técnico Ralf Rangnick — contratado como interino após a demissão de Ole Gunnar Solskjaer — ocupa a 5ª posição na competição com 47 pontos, 22 atrás do líder Manchester City, e até fora da zona de classificação da próxima edição da Liga dos Campeões.

Os números de Cristiano Ronaldo não são ruins, mas estão aquém do jogador que foi eleito cinco vezes o melhor do mundo. Nesta temporada com a camisa do United foram 30 jogos, 15 gols e 3 assistências. Para efeito de comparação, em 2020/21 com a Juventus, ele jogou 44 partidas, marcou 36 gols e deu 4 assistências.

O retorno do craque português à Inglaterra está sendo mais marcado pelas manchetes nos jornais do que pelos seus feitos dentro de campo. O UOL Esporte listou os últimos episódios polêmicos que Cristiano foi citado. Confira:

Viagem durante o dérbi de Manchester

foden - Oli Scarff/AFP - Oli Scarff/AFP
Imagem: Oli Scarff/AFP

Cristiano Ronaldo não jogou o clássico de Manchester contra o City no domingo passado (6) — que acabou com vitória dos Citizens por 4 a 1. O camisa 7 tinha uma lesão no quadril e foi cortado da partida. Porém, ele optou por tratar a lesão em Portugal, e sequer esteve com seus companheiros no dia do jogo importante.

De acordo com o site inglês 'The Athletic', o vestiário do United ficou muito surpreso com a atitude do jogador, já que sua presença poderia ser beneficente para o time.

Litígio com técnico do Manchester United

cr7 tecnico - Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images - Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
Imagem: Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images

No meio de fevereiro, o jornal 'As' publicou uma matéria dizendo que Cristiano Ronaldo e o técnico Ralf Rangnick tinham uma 'divisão total'.

Segundo informou o periódico, Cristiano Ronaldo considera que o alemão "não possui nível" para dirigir os Red Devils. Este relacionamento ficou ainda mais conturbado quando o treinador disse que o atacante "deveria marcar mais gols".

Disputa de poder pela braçadeira de capitão

cr7 reclama - REUTERS/Phil Noble - REUTERS/Phil Noble
Imagem: REUTERS/Phil Noble

De acordo com o jornal 'The Mirror', Cristiano Ronaldo e Harry Maguire estiveram no centro de uma 'disputa de poder' que envolve a função de capitão do clube inglês.

Segundo o periódico, o treinador Ralf Rangnick, Cristiano Ronaldo e Maguire teriam tido uma conversa sobre a possibilidade do zagueiro abdicar da braçadeira de capitão pelo resto da temporada. Maguire, assim, poderia focar em recuperar a melhor forma física neste período. No entanto, o defensor estaria relutante, pois correria o risco de perder o posto de líder da equipe de forma permanente.

Vestiário do United dividido entre atletas que falam português e os que não

telles - REUTERS - REUTERS
Imagem: REUTERS

No começo do ano, o jornalista Alex Crook, da rádio inglesa 'Talk Sport', disse que o vestiário da equipe estava dividido entre os atletas que falam português e os que não.

Segundo Crook, jogadores como Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes, Diogo Dalot, Fred e Alex Telles entraram em conflito com os companheiros de grupo. O elenco também não teria ficado satisfeito com os métodos do treinador Ralf Rangnick.