Topo

Palmeiras

Edmilson explica por que Abel Ferreira é '10 vezes melhor' que Jorge Jesus

Abel Ferreira e Jorge Jesus, portugueses que venceram no futebol brasileiro - Cesar Greco/Palmeiras e Alexandre Vidal/Flamengo
Abel Ferreira e Jorge Jesus, portugueses que venceram no futebol brasileiro Imagem: Cesar Greco/Palmeiras e Alexandre Vidal/Flamengo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/03/2022 10h53

Pentacampeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, Edmilson disse, recentemente, em entrevista à Jovem Pan, que "Abel Ferreira é dez vezes melhor que Jorge Jesus". O ex-zagueiro explicou que, para ele, o trabalho do treinador do Palmeiras é mais autoral, enquanto a obra do ex-flamenguista teve mais a ver com a qualidade do elenco.

Na opinião de Edmilson, Abel Ferreira é muito bem sucedido no controle do vestiário e de egos - não só de jogadores - no Palmeiras. Além disso, o ex-zagueiro entende que o português conseguiu títulos importantes com um jogadores de qualidade técnica inferior aos do Flamengo.

"Eu conheço muito pouco o trabalho do Abel Ferreira, como eu disse. Ouço falar bastante principalmente de companheiros que ainda jogam, pessoas muito próximas ao vestiário do Palmeiras nos últimos anos. Ele tem o controle geral do vestiário. Não é só porque ele falou que estudou o jogo do Flamengo e ganhou do Flamengo na Libertadores. Até porque o gol do título veio de um erro individual", declarou Edmilson em entrevista ao canal "Pilhado", no YouTube.

"Mas eu acredito que o Abel é um estrategista e, hoje, muito mais do que ser bom tecnicamente, armar tecnicamente um time, você tem que saber controlar o vestiário, os egos, ansiedade, o jogador que fica de fora, o diretor, o gerente de futebol. E a gente vê de fora, e ouve comentários que ele controla as emoções palmeirenses. Todo mundo sabe que a 'turma do amendoim' reclama para caramba. Depois da Libertadores que ganhou do Santos, teve altos e baixos, mas conseguiu controlar, na minha maneira de ver, com jogadores abaixo do que o Flamengo tinha na época", continuou.

Para o ex-jogador, Jorge Jesus tinha um time com muita bagagem internacional e conhecimento tático em mãos, o que facilitou o trabalho dele. Além disso, Edmilson destacou que 80% dos jogadores era capaz de decidir uma partida.

"O Jorge Jesus. Quando, dos 11 titulares, nove já jogaram em equipes europeias, metade do caminho tático e técnico está feito. O entorno ajuda muito. Quando 80% do time titular resolvia o jogo, já tinha vivido na Europa. Aí, a consciência desses jogadores contaminava - para o bem - os outros jogadores. Eu vejo a diferença aí. Talvez, dentro de campo, o Abel não tenha um jogo que encha os olhos do torcedor, como o da Academia, mas está dando resultado", acrescentou.

Grandes campeões

Entre 2019 e 2020, quando comandou o Flamengo, Jorge Jesus conquistou cinco títulos com o time rubro-negro: dois Campeonatos Cariocas (2019 e 2020), um Campeonato Brasileiro (2019), uma Recopa Sul-americana (2020) e uma Copa Libertadores da América (2019).

Abel Ferreira, que chegou ao Palmeiras no segundo semestre de 2020, levou o clube paulista a quatro conquistas: uma Copa do Brasil (2020), duas Copas Libertadores da América (2020 e 2021) e uma Recopa Sul-americana (2022).

Palmeiras