Topo

Grêmio entra com pedido no TJD-RS para Gre-Nal de hoje não ter público

Ônibus do Grêmio foi atingido por pedras na chegada ao Beira-Rio em 26 de fevereiro, forçando adiamento do jogo - Divulgação/Grêmio
Ônibus do Grêmio foi atingido por pedras na chegada ao Beira-Rio em 26 de fevereiro, forçando adiamento do jogo Imagem: Divulgação/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/03/2022 17h05

O Grêmio entrou com mandado de garantia no TJD-RS (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul) pedindo enquadramento do Internacional em mais um artigo do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) pelo ataque ao ônibus gremista na chegada ao estádio Beira-Rio, no dia 26. A mesma peça ainda inclui a solicitação que o Gre-Nal 435 seja disputado com portões fechados e em local neutro.

O mandado de garantia foi apresentado na noite de terça-feira (8), véspera do clássico válido pela 9ª rodada do Campeonato Gaúcho, hoje (9), às 21h (horário de Brasília). O TJD-RS ainda aprecia o caso, mas deve indeferir o pedido gremista.

O Grêmio enviou a peça após a Procuradoria do TJD-RS fechar denúncia aos clubes pelos eventos de sábado (26), em Porto Alegre. O Inter foi denunciado nos artigos 211 e 213 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Os dirigentes gremistas entendem que o clube precisa responder, também, pelo artigo 203 — que fala em "Deixar de disputar, sem justa causa, partida, ou dar causa à sua não realização ou à sua suspensão". A pena prevista no artigo é perda de pontos e mando de campo.

No mesmo mandado de garantia, o Grêmio solicitou ao Tribunal de Justiça Desportiva para que o jogo contra o Internacional não tivesse público em trecho onde cita "Proibição de presença de torcida do Internacional. Que a partida seja realizada com portões fechados e praça diversa daquela onde o Internacional atua".

Minutos depois da informação ser publicada pelo UOL Esporte, o TJD-RS e a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) informaram oficialmente as denúncias oriundas do dia original do Gre-Nal 435. Além do Internacional, o Grêmio também foi denunciado pela Procuradoria após vídeo de torcedor fazendo gestos supostamente racistas. O clube foi enquadrado no artigo 243-G, que versa sobre ato discriminatório e prevê perda de pontos.

Relembre o caso

No sábado (26), o ônibus do Grêmio foi alvo de pedradas na chegada ao estádio Beira-Rio. Jaminton Campaz foi atingido por estilhaços dos vidros, enquanto Mathias Villasanti foi atingido por uma das pedras. O paraguaio foi levado ao hospital e os clubes, em acordo com a FGF, decidiram por adiar o Gre-Nal 435. Villasanti foi diagnosticado com traumatismo craniano e voltou a jogar uma semana depois.