Topo

Grêmio

Grêmio: Villasanti supera traumatismo e tem status de peça-chave no Gre-Nal

Villasanti chegou a ficar tonto no primeiro treino físico após alta hospitalar por pedrada na cabeça - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Villasanti chegou a ficar tonto no primeiro treino físico após alta hospitalar por pedrada na cabeça Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/03/2022 04h00

Mathias Villasanti vai atrair olhares adicionais, hoje (9), quando o Grêmio chegar ao estádio Beira-Rio para enfrentar o Internacional. O volante é personagem importante da história do Gre-Nal 435, pela fase de classificação do Campeonato Gaúcho, por ter sido atingido por uma pedrada em 26 de fevereiro.

E quem olhar para o jogador paraguaio vai ver que ele superou o traumatismo craniano. Ao longo dos últimos 11 dias, o camisa 27 passou por exames, observação médica e chegou a ficar tonto durante treino físico no CT gremista. Agora, está pronto para ser peça-chave no time de Roger Machado no clássico.

O Internacional recebe o Grêmio às 21h (horário de Brasília), pela nona rodada do Gauchão.

Villasanti se reapresentou ao Grêmio na segunda-feira (28), depois de permanecer 24h em observação em hospital de Porto Alegre. Mesmo com alta hospitalar, ele continuou sendo acompanhado de perto pelos médicos e cumpriu o protocolo de concussão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Além dos médicos do Grêmio, o jogador também foi orientado por uma equipe de neurologistas do Hospital Moinhos de Vento. Assim, realizou atividade física "muito leve" no primeiro dia de volta aos treinamentos.

O relato é que mesmo com atividade leve, Villasanti se sentiu tonto na segunda-feira (28). O acompanhamento determinou reavaliação, orientações de repouso e retorno ao CT na terça. A partir de então, ocorreu uma volta gradual às atividades do elenco principal.

Além da parte física, Mathias Villasanti também precisou de alguns dias para voltar a pleno do ponto de vista psicológico. O UOL Esporte ouviu relato de que o jogador apresentou abalo emocional no início da semana passada, nos primeiros treinamentos após alta hospitalar. Ainda ao longo daquela semana, no entanto, o quadro avançou.

A melhora foi tamanha que, com aval médico a partir de reavaliações diárias, Villasanti voltou a jogar. Ele foi titular e atuou durante 73 minutos no empate com o Novo Hamburgo, no último sábado (5), no estádio do Vale.

Superada a parte clínica, o retorno de Villasanti foi comemorado por Roger Machado. A comissão técnica do treinador considera o ex-jogador do Cerro Porteño-PAR uma peça-chave no atual time. As características, como bom passe e movimentação, agradam e ajudam o técnico na busca por um encaixe no setor.

O meio-campo do Grêmio é um dos mistérios de Roger para o Gre-Nal. Com ataque fragilizado, o treinador pode alterar a estrutura do time com a entrada de mais um volante, ou escolher dois nomes para atuar ao lado de um armador a ser definido entre Benítez e Campaz.

Seja a escalação que for, Mathias Villasanti é tratado nos bastidores como nome certo no Grêmio para iniciar o Gre-Nal.

FICHA TÉCNICA:

INTERNACIONAL x GRÊMIO
Data e hora:
09/03/2022 (quarta-feira), às 21h (horário de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Premiere
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Rafael Alves e Michael Stanislau
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

INTERNACIONAL: Daniel; Bustos, Kaíque Rocha, Cuesta e Paulo Victor; Gabriel, Rodrigo Dourado (Johnny), Edenilson, Taison e David; Wesley Moraes (Mauricio). Técnico: Alexander Medina

GRÊMIO: Brenno; Orejuela, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Thiago Santos, Villasanti, Lucas Silva (Bitello/Campaz), Janderson e Rildo; Elias Manoel. Técnico: Roger Machado

Grêmio